Pinceladas da história, cultura e economia de Uruguaiana (RS) integram a edição especial do fotolivro “Uruguaiana Retratos, Riquezas e Paixões”. A narrativa principal é visual, construída através de imagens captadas por dezesseis fotógrafos que compartilham recortes do município e sua essência fronteiriça.
A edição bilíngue, em português e espanhol, traz fotografias de pontos turísticos, das potencialidades econômicas, bens culturais e de lugares que fazem parte da história de Uruguaiana. Também tem dados estatísticos do município.
A obra idealizada, coordenada e lançada recentemente pela agente e produtora cultural Marilda Canal Peró, retrata a distante Uruguaiana, Cabanha do Brasil, terra dos pampas, da ponte internacional, da fronteira com a Argentina, de gente que ama cavalo crioulo, do melhor Carnaval do Sul, das estâncias que contam histórias, das lavouras de arroz, do rio Uruguai que banha a cidade, da praça do Barão, da Califórnia da Canção Nativa, enfim, com suas peculiaridades, encantos e cenários.
Para localizar melhor o leitor, o fotolivro está dividido em três capítulos, com 215 imagens distribuídas em “Uruguaiana Retratos”, “Uruguaiana Riquezas” e “Uruguaiana Paixões”.
“Uruguaiana Retratos, Riquezas e Paixões” tem apresentação do professor e escritor Pedro Xavier Duarte, prefácio do escritor Tabajara Ruas, textos do jornalista Leonardo Cendón Ávila e projeto gráfico do designer Paulo Azevedo. A obra homenageia o músico, compositor, artista visual e fotógrafo Bebeto Alves, cujas fotografias também fazem parte do fotolivro.
A primeira edição teve patrocínio da Prefeitura de Uruguaiana com apoio da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – Aciu, Pneus Bellenzier, Sicredi, Guimarães Soluções Contábeis e Vida Nova Mudanças. A segunda edição, com apoio da Lei Rouanet, será lançada em maio deste ano, no mês dos 177 anos de emancipação política de Uruguaiana.
O fotolivro está sendo comercializado na Casa com Arte, Zapataria shoes e FC Facas Artesanais.
Redação/Fotos: Giovana Petrocele