Parceiros Voluntários

Há mais de 20 anos costurando soluções para o tecido social!


A Parceiros Voluntários, braço social da ACIU, é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e apartidária, criada há mais de 20 anos. “Acredita na transformação da sociedade através da RSI - Responsabilidade Social Individual”, sendo este o seu propósito. A missão é engajar e desenvolver pessoas e instituições por meio de tecnologiassociais e voluntário”.
Presente em Uruguaiana desde o ano 2000 atua com desenvolvimento da cultura do trabalho voluntário organizado, encaminhando voluntários para as instituições filantrópicas e projetos sociais cadastradas na ONG.
Através das tecnologias sociais busca soluções personalizadas para seus parceiros, sempre com foco no desenvolvimento sustentável das comunidades.
Com a campanha #SoJuntos a ONG Parceiros Voluntários compartilha a idéia de que é possível criar uma sociedade mais justa e sustentável para todos, trabalhando com uma grande equipe integrada por pessoas, escolas,empresas, organizações sociais e governo. O resultado deste trabalho em conjunto pode ser conferido no Relatório Anual 2020, no link: https://bit.ly/32BXxCP.


Alinhada aos 17 ODS


Com soluções e projetos totalmente alinhados aos 17 Objetos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a proposta da ONG Parceiros Voluntários é voltada a apoiar o engajamento desses atores sociais para que foquem seus planejamentos e ações nesta direção, estabelecendo redes colaborativas entre todos, resultando na concretização da transformação.

Sabe o que é e quais são os ODS?


Em setembro de 2015, unida a 193 lideranças mundiais, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a Agenda 2030 que destaca 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para promover a vida digna para todos no planeta.
Segundo a ONU, os objetivos e suas metas demonstram a escala e a ambição desta nova agenda universal, construídos sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e concluirão o que eles não conseguiram alcançar. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos.

Na escola com “Tribos”


Tribos é uma grande comunidade voltada para ação social feita por crianças e adolescentes que querem transformar a realidade da sua região. O programa desenvolvido pela ONG Parceiros Voluntários e certificado pela UNESCO, engloba capacitação para educadores e estudantes.

O que Tribos oferece?

  • Desenvolvimento de lideranças juvenis
  • Fortalecimento do papel social da escola
  • Desenvolvimento de competências da nova BNCC
  • Competências socioemocionais
  • Interdisciplinaridade nas ações
  • Novas estratégias educativas
  • Qualificação de educadores e estudantes
  • Formação com certificação da Unesco
  • Pertencimento à comunidade Tribos
  • Ampliação da consciência social de todos

Pessoas com espírito voluntário


Há algum tempo atrás o voluntariado era visto como um ato de bondade, de benemerência, exercido por pessoas abnegadas e com tempo disponível.
Atualmente o voluntariado é praticado como exercício de cidadania e desenvolver pessoas para a prática do trabalho voluntário organizado é uma das ações da ONG.
A Parceiros voluntariado como um ato social, estruturado e planejado, para ser efetivo. A combinação de todos os esforços voluntários pode ser decisiva para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Organizações Sociais transformadoras


O ano 2000, marcado pela pandemia de covid-19, aconteceu a mudança na forma da rede atuar, passando a focar na cocriação e não em soluções prontas, ganhou de vez o protagonismo, com a missão de potencializar a capacidade de impacto, sustentabilidade e perenidade da ONG. Ao longo desta jornada de mais de 20 anos, a Parceiros Voluntários compreendeu que cada parceiro, assim como cada projeto, é único.


Governo mais próximo


A ONG promove a formação de redes de diálogos entre o poder público e a sociedade civil para fortalecer políticas que tragam equilíbrio social. A Constituição Federal de 1988 garantiu muitos avanços nos direitos sociais, introduzindo instrumentos e formas participativas de gestão e criando mecanismos de participação e controle social como, por exemplo, os conselhos de direitos, de políticas públicas e de gestão de políticas sociais.
Como os Conselhos tem representação de atores sociais diversos, é comum que existam entre os conselheiros uma significativa diferença quanto ao conhecimento e habilidades necessários para desempenharem seus papéis e planejar as ações, bem como sobre as melhores práticas para a prestação de contas para a sociedade. Para reduzir essa assimetria de informação e conhecimento entre os conselheiros, é importante capacitá-los, se possível num processo continuado e prático.

Empresas


Fortalece o relacionamento da empresa com a comunidade, agregando valor à marca e desenvolvendo competências humanas e conceituais nos colaboradores e a melhoria do clima organizacional.
Entendendo que a comunidade necessita da aproximação da empresa para cocriar, a ONG Parceiros Voluntários é o elo para aproximar esses atores sociais e apoiá-los a transformar oportunidades em iniciativas conjuntas, voltadas ao bem comum.
Atualmente as empresas buscam medir o impacto social e, por esse motivo, precisam buscar conhecimento para atender às causas. Equipes de colaboradores são capacitados a desenvolvem outras habilidades além das do seu dia-a-dia e todos ganham com isso, fortalecendo a Responsabilidade Social Individual e a empresa, a sua marca, apoiada no desenvolvimento sustentável.

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Proteção de Dados .
Saiba mais...