Na noite de sexta-feira (18/08), no Clube Comercial de Uruguaiana foram realizadas palestras com temas de associativismo e empreendedorismo. O evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – Aciu, teve como público-alvo sua diretoria e as mulheres do Núcleo de Empreendedoras da entidade, além de convidados.
Na ocasião o presidente da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul – Federasul, Rodrigo Sousa Costa, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Federasul, Simone Leite e o vice-presidente de Integração da Federasul, Rafael Goelzer, compartilharem seus conhecimentos com o público. O presidente da Aciu, Luís Oscar Kessler abriu o evento, agradecendo a presença dos palestrantes e demais pessoas presentes. A apresentação ficou por conta Luciane Faria. A secretaria adjunta do Desenvolvimento Econômico, Luciana Reis, também agradeceu a visita da Federasul e fez uso da palavra.
Rodrigo Costa, falou sobre o “Associativismo Transformador do RS”, abordando a importância do trabalho voluntário para inspirar pessoas, assim como a troca de experiência em torno do empreendedorismo, a busca do bem comum, ambiente de negócios e educação empreendedora. Enquanto Rafael Goelzer falou sobre “Pragmatismo com foco em resultados – Melhorando o ambiente de negócios do RS”. “Não somos entregadores de ofício, somos entregadores de resultados”, ressaltou em sua fala.
O grande momento da noite foi a fala de Simone Leite, com “O legado do empreendedorismo feminino” direcionada para as empreendedoras de Uruguaiana. Ela começou a palestra destacando a relevância da construção de núcleos de mulheres e sua importância na vida de cada uma, para apoiar e fortalecer a autoestima e a autoconfiança de todas.
De acordo com a empresária, o RS possui 58 núcleos ativos com mais de 4 mil mulheres participantes, salientando que este dado evidencia que a fatia feminina da sociedade não está parada, de braços cruzados, esperando as coisas acontecerem. “Atualmente temos 48 mulheres ocupando cargos de presidentes de entidades de classe da Federasul”, disse.
Simone abordou a insegurança feminina em ambientes masculinizados, o dilema entre ser mãe e profissional, a baixa autoestima que faz com que a maioria das mulheres não tomem seus lugares na sociedade. Frisou a importância dos núcleos de mulheres para construírem uma política de classe, com mais representatividade. “Precisamos do apoio umas das outras. Quando estamos apoiadas, nós não caímos”, afirmou. “Vocês todas que estão nesta sala são inspiração para outras mulheres”, falou ao grupo de Uruguaiana presente no Salão dos Espelhos. Deixando a mensagem que está nas mãos desta geração de mulheres a transformação, a mudança para deixar o preconceito para trás.
No final de sua apresentação, Kessler entregou o fotolivro “Uruguaiana Retratos, Riquezas e Paixões”, idealizado e organizado pela agente de cultura Marilda Peró, integrante do Núcleo de Empreendedoras Aciu.
Redação/Fotos: Giovana Petrocele