A Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Campus de Uruguaiana, fundada em janeiro de 2008, atualmente com 2200 alunos, distribuídos nos cursos de graduação e pós-graduação, é uma instituição muito valorosa para o município de Uruguaiana.
De acordo com a diretora do Campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia, que recentemente explanou sobre a universidade na Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – Aciu, o vínculo entre comunidade e universidade deve existir e ser fortalecido cada vez mais, através de projetos e atividades que as conectem. Ela salienta que a universidade é constituída por três pilares: ensino, pesquisa e extensão.
Com propósito de aproximar a comunidade uruguaianense da universidade, a Unipampa oferece programas e atividades que envolvem alunos em lugares externos ao Campus. Na área de saúde, postos médicos e Santa Casa de Caridade e, na educação, em escolas. Além do ensino, pesquisa e extensão, a universidade oferece assistência estudantil para todos os seus alunos, entre outros tópicos.
Cheila explica que a “Extensão” compreende todas as ações em que o público alvo é a comunidade. “Hoje, pelo menos, 10% da carga horária de cada curso da graduação é composto por atividades de extensão. Isso demonstra o quanto a interação entre universidade e comunidade é importante. Com essa organização, formamos mais do que alunos, formamos cidadãos”, salienta.
Entre os diversos projetos da Unipampa para aproximar universidade e comunidade, Cheila cita como exemplo, a realização de mais de 30 mil atendimentos de saúde ao mês. “Nossos alunos, professores e técnicos estão tão inseridos nos serviços que, muitas vezes, parecem parte deles”, ressalta. Disse que “é importante cada vez mais a universidade divulgar as suas ações para que a sociedade tenha conhecimento da importância da Unipampa na cidade e região”.
A diretora da Unipampa frisou que é de grande importância aproximar a universidade dos mais carentes para que eles também possam sonhar em fazer parte da história da universidade. “A Universidade pública é de todos e para todos”, lembra.
Mais informações sobre a Unipampa em: https://unipampa.edu.br/uruguaiana/