De olhos focados no futuro e com os pés fincados no presente, as duas instituições apostam nos jovens, a maior conexão com o amanhã.
Através da parceria Sebrae RS e ONG Parceiros Voluntários, estudantes e professores de escolas do Rio Grande do Sul (RS) foram capacitados com o projeto “Tribos Formação Digital – Jovens Empreendedores”, realizado de outubro a dezembro de 2020.
No total foram capacitados 297 alunos e 140 educadores de turmas de 8º e 9º anos, do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio, de 106 educandários distribuídos em 41 cidades gaúchas. Uruguaiana foi representada por professores e estudantes de quatro escolas da rede municipal e estadual e pelo Comitê da Juventude.
O projeto “Tribos nas Trilhas da Cidadania” desenvolvido há 17 anos pela ONG Parceiros Voluntários inova com o Programa Educação Empreendedora, do Sebrae RS. Diante do contexto de distanciamento social imposto pela pandemia do covid-19, a metodologia foi revisada e desenvolvida para uma experiência 100% online, explicou José Alfredo Nahas, superintendente da ONG Parceiros Voluntários. Informou que “para a construção desta nova jornada foram chamados consultores e professores de todo o Brasil, com vivência em educação remota e inovação social”.
Segundo Daniel Santoro, presidente da ONG Parceiros Voluntários, “a metodologia tem o objetivo de, através de uma formação digital, contribuir para a promoção do empreendedorismo dos jovens a partir da participação social, estimulando que assumam um papel ativo perante suas comunidades”, acrescentando que o “Sebrae RS, por intermédio do seu Programa de Educação Empreendedora, apoia a iniciativa para ampliar a atuação em todo estado”.
As professoras tribeiras, de escolas de Uruguaiana, Gabrielle Segabinazzi, da EEEF Flores da Cunha, Elineri dos Santos Macagnani, da EEEF Adir Mascia, Marli Spat Taha, da Emeb José Francisco Pereira da Silva, Cristiane Costa Gobbi e Mari Manoela Oliveira da Silva, da EMEF Dom Bosco, acompanharam os encontros dos estudantes e também participaram das formações certificadas pela UNESCO. Confira, a seguir, acompanhe dois depoimentos.
A professora Gabrielle Segabinazzi, refletiu que “neste ano de 2020, quando atravessamos momentos jamais imaginados anteriormente, coube a cada um de nós a adaptação em todos os sentidos de nossas vidas”, lembrando que “em Tribos não poderia ser diferente”.
“Nossos encontros de formação em formato live foram maravilhosos, pudemos sentir através das falas dos colegas educadores que todos passamos e findaremos o com as mesmas angústias e frustrações, mas que a esperança e fé em dias melhores prevalecem”, declarou. Ressaltou a importância dos encontros para os educadores, lembrando que para os educandos foram indispensáveis, pois aproveitaram o máximo e experimentaram o sentimento de pertencimento ao Projeto Tribos. “É fascinante para todos aqueles que fazem parte”, finalizou.
Para a professora Cristiane Gobbi as formações vieram em um momento adequado neste ano atípico e as trocas com outros educadores tribeiros foram muito ricas. “Somamos nossas ideias e compartilhamos nossos ideais em prol do voluntariado. As ferramentas apresentadas foram muito úteis, ainda mais neste momento que as estamos utilizando-as dia e noite em nossas casas. Me senti com as energias recarregadas para incentivar cada vez mais os nossos estudantes a trilharem os seus caminhos”, afirmou. Salientou ainda, que chama sua atenção “a transformação social que TRIBOS faz, mesmo em um momento de pandemia, quando estudantes se tornam protagonistas diante de problemas sociais e se dedicam a melhorar, amadurecem na prática e desenvolvem a capacidade de se colocar no lugar do outro”. Termina seu depoimento afirmando que “o jovem que tem a oportunidade de ser um tribeiro se tornará um adulto melhor e não ficará de braços cruzados diante das dificuldades ou necessidades que emergirem nas suas comunidades.”
Estudantes de Uruguaiana que participaram de “Tribos Formação Digital – Jovens Empreendedores”
Dalila Eduarda Barbosa Barbosa, Comitê da Juventude (Colégio União)
Déborah Ximendes Rodrigues, Adir Mascia
Gabrielle Senna Prates, José Francisco Pereira da Silva
Esther dos Santos Algayer, Adir Mascia
Wagner Dilson de Lima Bedim, Flores da Cunha
Bruna da Mota, José Francisco Pereira da Silva
William Mateus de Sa Gimenea, Jose Francisco Pereira da Silva
Emanuelle Dorneles Rodrigues, Dom Bosco
Maisa Paz Fernandes, Dom Bosco
Sabrina da Silva Saldanha, Dom Bosco
Julia Soares Barbosa, Dom Bosco
Emily Gabrieli Gonçalves Machado, Dom Bosco
Layra Rayssa Santos de Oliveira, Dom Bosco
Izadora Witt Müller, Dom Bosco
Em Uruguaiana a ONG Parceiros Voluntários funciona junto à Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – ACIU, na rua RX de Novembr, 2167.