GgA palestra “Sebrae Delas — Desenvolvendo Empreendedoras & Líderes Apaixonadas pelo Sucesso” aconteceu na noite de 27 de abril, no auditório do Senac, tendo como ministrante Patrícia Dias Strohër. O evento foi direcionado exclusivamente para as mulheres integrantes do Núcleo de Empreendedoras ACIU.
Trazida pelo Sebrae e Associação Comercial de Uruguaiana – Aciu, a palestra teve o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino na cidade, trazendo informações sobre a atuação de mulheres frente à diferentes segmentos de negócios no Brasil.
Uma das novidades apresentadas ao grupo foi o “Sebrae Delas”, cujo objetivo é incentivar, valorizar e acelerar a jornada de mulheres empreendedoras ou que queiram empreender, impulsionando vendas, aumento de lucro, conquista de novos clientes e fechamento de contratos, além de desenvolver competências, comportamentos e habilidades. Para a palestrante e analista de Relacionamento de Processos do Sebrae, “empoderamento feminino significa a mulher ser protagonista de sua própria história”, assegurando que “quando uma mulher empreende, ela gera emprego e renda, faz a economia gerar e encoraja a participação de outras em negócios”.
De acordo com os dados apresentado por Susana, cerca de 70 segmentos foram identificados como atuantes dentro do empreendedorismo feminino no Brasil, sendo a maioria de comércio de artigos de vestuário, acessórios, calçados e produtos de viagem, seguidos por produtos alimentícios, bebidas e fumo, e artesanato. Outra observação interessante é que 62% dos negócios são recentes, com cinco anos ou menos de existência. Sobre a estruturação do negócio, 89% trabalham sozinhas ou contam com a ajuda de familiares. A maioria das mulheres, 46% delas, tiveram como motivação principal a oportunidade de trabalhar com o que gostam, 30% apostaram no sonho de empreender, 25% identificaram uma brecha de negócio, 21% maior flexibilidade de horário e 18% complemento de renda. Dentro do perfil das empreendedoras brasileiras, foi identificado que 77% delas são mães, com média de dois filhos, as quais dedicam cerca de 8, 2 horas para o negócio.
A tendência, segundo Susana, é do empreendedorismo feminino seguir crescendo, informando que atualmente 34% “dos donos de negócio” no país são mulheres, ou seja, uma grande conquista que merece ser comemorada e incentivada todo dia.
O programa “Sebrae Delas”, criado especialmente para o público feminino contempla diversas ações para incentivar, apoiar e fortalecer a cultura empreendedora entre as mulheres. Mais em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/