O “IX Encontro dos Basqueteiros de Uruguaiana”, realizado nos dias 21 e 22 de abril, movimentou a cidade durante dois dias. Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, praça Barão do Rio Branco, Café da Praça, Clube Comercial e Laço do Amor foram pontos de encontro dos basqueteiros uruguaianenses que moram aqui na cidade e dos que fixaram residência em diferentes lugares do Brasil.
A Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), Colégio Metodista União, Sesc, Liga Uruguainense de Basquete (Luba) e Prefeitura Municipal foram apoiadores deste grande evento que acontece a cada dois anos na cidade, reunindo amigos do basquete para confraternizarem juntos e relembrarem boas histórias.
Um dos momentos mais esperados do Encontro foi show musical Jovem Guarda Para Sempre “Uruguaiana Canta o Tremendão: Erasmo Carlos”, realizado na noite de sexta-feira (21/04), no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, com banda integrada por músicos dos conjuntos dos anos 60, 70 e 80. Foi um verdadeiro sucesso, com ambiente cheio e uma plateia empolgada com o resgate das músicas de uma época cheia de saudades.
Na manhã de sábado (22/04) teve encontro dos basqueteiros na praça Barão do Rio Branco, momento em que foi feito o registro com a foto oficial do evento. Pela tarde, a programação seguiu no Colégio União, com entrega de premiações. O troféu “Basqueteiro Emérito”, pelo apoio ao esporte, foi para o professor Luiz Machado Stabile, ex-diretor e ex-professor do União, na ocasião representado pela sua esposa, Gelci Marin Stabile. Na ocasião também foi realizada homenagem “In Memorian” para Augusto Recena. Recebeu o troféu sua viúva, Ester Couto Grassi. O troféu “Basqueteiro de Ouro” ficou com José Carlos Prato.
No Colégio União também foi realizado o “Festival de Lance-Livre Troféu Sady Beheregaray” e jogos entre os grupos de basqueteiros. O encerramento foi à noite no clube Laço do Amor.
Redação: Giovana Petrocele / Comunicação Aciu
Fotos: Praça e show / Basqueteiros de Uruguaiana – Colégio União / Victor Langendorf