O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE está finalizando o treinamento dos agentes censitários municipais e agentes censitários supervisores que trabalharão no Censo 2022. Em Uruguaiana a capacitação começou no dia seis deste mês, no salão de eventos da Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Cândido Rondon e encerrou nesta terça-feira (14/06).
Os agentes censitários municipais e supervisores serão os responsáveis pela administração e supervisão de todo o processo, junto com os técnicos do IBGE, coordenadores de área e subárea. O treinamento desta primeira fase é realizado pelos instrutores Jorge Boffil Filho, Suelen Fuques Severo e Alexandro Carvalho. Participam 27 pessoas, representantes de cinco cidades da região: Uruguaiana, São Borja, Itaqui, Barra do Quaraí e Maçambará. Após serem capacitadas com informações teóricas e operacionais, os conhecimentos serão multiplicados aos recenseadores do Censo 2022, cuja etapa será realizada de 18 a 22 de julho, antecedendo à coleta de informações nos domicílios.
Na região 204 recenseadores serão contratados para fazer a coleta de dados, sendo que os agentes censitários municipais e agentes censitários supervisores que recebem o treinamento neste momento serão os responsáveis pelo trabalho que precede ao Censo 2022, chamado de coleta de “Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios (Pesquisa do Entorno ou Entorno)”.
A Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios também chamada de “Pesquisa do Entorno ou Entorno”, é um levantamento de informações realizado por observação pouco antes da operação do Censo Demográfico 2022. O objetivo é coletar dados de infraestrutura urbanísticas relativas à acessibilidade universal, como circulação de pessoas e veículos, drenagem pluvial e equipamentos no espaço urbano e também fornecer informações para melhorar a qualidade da cobertura da coleta do Censo 2022.
A pesquisa do Entorno, fundamental para o planejamento urbano, acontece entre os dias 20 de junho e 12 de julho, antes do censo, o qual começa em primeiro de agosto. O levantamento realizado gera informações para inúmeros usuários, servindo de subsídio, por exemplo, para definição de políticas públicas e iniciativas de investimento do setor privado, tendo como foco o ambiente urbanizado.
A primeira Pesquisa do Entorno foi realizada antes do Censo Demográfico 2010, em uma operação denominada Pré-coleta. Após ser adiado em função da pandemia, o Censo 2022 retratará a realidade do Brasil, com dados atualizados que vão subsidiar o poder público, setor privado e população.
Redação: Giovana Petrocele – Ascom/Aciu
Imagem: IBGE Uruguaiana