No final do ano passado a Associação de Karatê Guerreiros do Amanhã – AKGA, assumiu o processo de distribuição de tênis apreendidos pela Polícia Civil às entidades filantrópicas e projetos sociais de Uruguaiana. Anteriormente a divisão e as entregas eram feitas pelo Conselho da Comunidade de Execução Penal. Estão envolvidos nas doações o delegado Wellington Pinheiro, titular da 2ª Delegacia de Polícia, o presidente do grupo de Apoio à Polícia – GAP, Nélson Vaz Garcia e o presidente da AKGA, sensei Arlei Rodrigues da Costa, com a esposa Valéria Costa, da Policial Penal.
Os pares de tênis, devidamente descaracterizados, estão sendo entregues mediante solicitação direcionada à AKGA. Em dezembro foram doados calçados à ONG Parceiros Voluntários, braço social da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – ACIU, que distribuirá para projetos vinculados à organização, além do asilo São Vicente de Paulo e FASE/CASE. Também receberam quantidades de tênis para distribuição, o Rotary Clube Santana Velha, escolas da rede pública, projetos sociais de igrejas e postos de saúde.
As entregas pela AKGA seguem em janeiro. Já foram entregues neste mês, tênis para a Associação dos Aposentados e para igrejas.“Já doamos cerca de 500 pares”, salientou Valéria. Ela explica que os tênis são oriundos de apreensão da Polícia Civil, em parceria com diversos órgãos, incluindo o Ministério Público, Delegacia de Polícia, Conselho da Comunidade de Execução Penal e GAP, os quais conseguiram a liberação dos mesmos com o judiciário para que fossem encaminhados à comunidade carente.