Pala do Sul é uma marca de doce de leite criada em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul (RS). A pequena empresa é um exemplo de empreendedorismo e inovação, mesclando o sabor argentino e brasileiro na iguaria que tem o sabor da fronteira gaúcha. Conheça a história do doce que vem conquistando clientes, com status de um dos melhores do Estado.
A fábrica artesanal de doce de leite, aberta no final de 2019, cresceu em plena pandemia, enfrentando a incerteza causada pelo covid-19. A marca que a driblou a insegurança e chegou fortalecida em 2024, projeta um crescimento expressivo com o doce que, apesar de ser novo no mercado, foi premiado três anos consecutivos pela Associação Gaúcha de Laticínios – AGL.
Conforme o empresário Arthur Fernando Bordignon Filho, o objetivo para este ano é aumentar o número de clientes e o faturamento, fato que já é realidade nos meses de janeiro e fevereiro, assegura. Com a produção de dois mil quilos ao ano, o Pala do Sul produz doce de leite tradicional e gourmet, além de produtos personalizados para empresas e eventos.
Em 2023, o ano em que a Associação Gaúcha de Laticínios foi convidada a participar do Conselho Mundial de Doce de Leite, a marca Pala do Sul esteve em Buenos Aires (AR), onde passou por rigorosos testes de qualidade, incluindo de sensibilidade, sabor, cor, cremosidade, textura e viscosidade, entre outros. “Tivemos uma baita troca de informações com as pessoas que mais entendem de doce de leite no mundo”, disse.
No mês de maio, em Porto Alegre (RS), em mais uma edição do Concurso Gaúcho de Doce de Leite – já com a participação de jurados do Conselho Mundial de Doce de Leite – o Pala do Sul ganhou mais uma vez a Medalha de Ouro, assim como nos anos de 2021 e 2022. E as conquistas não pararam por aí. Ano passado o Pala do Sul esteve presente, pela primeira vez, na Expointer, a convite do Sebrae, quando participou das oficinas de harmonização, ao lado de vinhos e queijos.
Em 2023 além das feiras da AGL, a marca participou do Sabores da Mesa, do Sebrae e da Expoutono de Uruguaiana, promovida pelo Sindicato Rural. A marca Pala do Sul também foi agraciada com o Prêmio do Rotary, no Baile das Expressões, na categoria Alimentos.
No ano anterior, no final de 2022, o “Pala do Sul” foi escolhido para integrar o Guia de Sabores Únicos do RS, lançado pelo Sebrae-RS, com as 50 principais empresas do ramo de alimentos e bebidas (A & B) com características originais e diferenciadas. Esse reconhecimento rendeu convite para o empreendedor contar a história da empresa em evento no Instituto Caldeira, em Porto Alegre (RS), em dezembro daquele ano.
Bordignon lembra que tudo “começou com o sonho de fazer um doce de leite regional”. Foi então que apostou na ideia inovadora de produzir o doce de leite que, apesar de ser brasileiro, teria que ter o gosto similar ao do argentino e uruguaio, de boa qualidade e saboroso, bastante apreciado pelo povo da fronteira gaúcha e carregado de memórias de quem se criou consumindo o doce de leite de los hermanos do outro lado da ponte.
Após estudar a viabilidade de produzir o sonhado doce, receita e fórmula, resolveu transformar o leite num produto de qualidade e aceitação. O doce, “pensado para os consumidores fronteiriços, teria que ter ótimas características para entrar no mercador uruguaianense”, ressaltou o empreendedor, conhecedor do gosto único do doce de leite de Paso de los Libres (Argentina) e de Bella Unión (Uruguai).
O desenvolvimento do produto foi bem criterioso e contou com o apoio da família que, segundo o empresário, foi de grande importância para o negócio deslanchar. A esposa Cibele, tinha feito o curso Empretec, pelo Sebrae e queria empreender. Ele, tirar o projeto dos doces de leite do papel. Nascia assim a marca, com rótulo e embalagem inspirados na região, na cultura gaúcha, nas terras da fronteira, em Uruguaiana. A palavra “Pala”, forte, curta, remete ao frio do Sul, nos meses de inverno, quando o doce de leite tem o maior consumo.
“Pensamos numa embalagem que vendesse sozinha, diferenciada das demais existentes no mercado”, ressaltou, contando que no lacre do rótulo foi optado por usar a faixa pampa, presente nos palas usados pelos gaúchos, representando a segurança dos povos, a guarda mapuche, da Cordilheira dos Andes. “É exatamente esse símbolo, de segurança, que está no lacre do nosso doce de leite, mostrando que a marca se preocupa com o consumidor”.
Sobre a praticidade da embalagem, o empreendedor disse que a opção foi por um produto que não necessitasse ficar na geladeira e chegasse na caixa, pronto para o comerciante colocá-lo na prateleira, onde tem validade de seis meses.
No final de 2019 o doce de leite Pala do Sul estava pronto para entrar no competitivo mercado, contando com ótima aceitação e reconhecido do produto como local e legítimo da fronteira, quando se deparou com um evento inusitado: a pandemia do covid-19 no Brasil. Bordignon lembra que toda a empolgação para o início de 2020 foi afetada com o cenário de incertezas. Neste período a marca enfrentou problemas com fornecedores de embalagens, caixas, vidros e toda a matéria-prima para produção, assim como transporte.
Somente em julho de 2021, quando a Associação Gaúcha de Laticínios – AGL lançou o “1º Concurso Gaúcho de Doce de Leite” e o Pala do Sul ganhou a “Medalha de Ouro”, a marca ficou conhecida e cresceu bastante. “Foi uma vitória muito grande, talvez uma das maiores da minha vida até aquele momento”, assegurou o empresário.
Empresas de fora de Uruguaiana começaram a enxergar o “Pala do Sul”, acreditando no produto de qualidade, com entrega, transporte e cobrança funcionando em harmonia. Segundo Bordignon, levar o nome de Uruguaiana para fora da região, no seu doce de leite, foi muito significante. “Eu, como uruguaianense, sempre prezei os produtos daqui e uma das coisas que fiz questão no rótulo foi constar o nome de Uruguaiana em destaque no produto”.
Foi no ano de 2021 que o Pala do Sul lançou dois produtos da linha gourmet, além do tradicional, já produzido desde 2019. O primeiro doce de leite refinado da marca foi feito com nibs de cacau, que é a semente moída, triturada e seca, com sabor intenso de chocolate amargo. “O nibs misturado ao doce de leite criou um produto equilibrado, fino e agradável ao paladar”, conta.
Já o segundo produto gourmet foi o doce de leite com flor de sal (a parte mais nobre do sal marinho) das salinas do Rio Grande do Norte. Segundo o empreendedor, a flor de sal combinada com o doce de leite deu um choque entre os componentes opostos, originando um produto muito bom, com bastante aceitação. “Existe um grande grupo de pessoas são apaixonadas pelo doce com o salgado. É um produto que vende muito bem, junto com o nibs, atinge mercados distantes e exigentes. Estamos muito faceiros com esses produtos”, garante o empresário do doce de leite.
No final de 2022 a marca lançou o “Pala Coorporativo”, um produto personalizado, criado para as empresas presentearem clientes, fornecedores e funcionários, com logos no rótulo do Pala do Sul. Aproveitando o embalo, o Pala do Sul lançou o “Palinha Eventos”, um docinho pequeno, de 50 gramas, personalizados, podendo ser um diferencial em eventos como batizados, aniversários e lembranças de nascimento.
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Redação: Giovana Petrocele /Ascom ACIU
Fotos: Pala do Sul