Iniciativa foca no desenvolvimento do município para os próximos 20 anos, com ações coordenadas pela “Qrádrupla Hélice”.
Na tarde de quinta-feira (19/11), nas dependências do Clube Comercial, aconteceu o lançamento do “MOV Uruguaiana”, iniciativa que busca o desenvolvimento econômico do município para os próximos 20 anos. O evento contou com a presença de autoridades, empresários, lideranças e gestores de diferentes segmentos da comunidade. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – ACIU, Luís Oscar Kessler, realizou a abertura. Em seguida o gerente regional do Sebrae RS, Ângelo Antônio Queirolo Aguinaga, falou através de vídeoconferência. Sebrae RS, Inova RS e MobiCaxias tiveram participação especial neste primeiro encontro.
O lançamento do “MOV Uruguaiana” teve o objetivo de reunir forças vivas da comunidade para conhecerem a ideia, convidando-as a integrarem o projeto que vislumbra melhorias nos diferentes setores, como indústria, saúde, educação, agropecuária, transporte, entre outros.
O “MOV Uruguaiana” surge neste momento delicado, em plena pandemia, com foco no desenvolvimento futuro do município. Tem o propósito de realizar ações coordenadas pela chamada “Quádrupla Hélice”, ou seja, parceria entre o poder público, academia, setor privado e sociedade civil organizada, com a missão de pensar estrategicamente os próximos 20 anos. No grupo de ignição, ao lado de Kessler, o professor Ricardo Pedroso Oiagen, da Unipampa, Marcelo Feres, gestor do programa Inova RS, agropecuarista Bernardo Fagundes e Mônica Guimarães, gestora de projetos do Sebrae.
Para sensibilizar o público, foram apresentados dados de Uruguaiana e o resultado positivo do MobiCaxias.
Um panorama dos ambientes de negócios, PIB, potencial de consumo e índice demográfico do município de Uruguaiana foi apresentado por vídeoconferência pela analista de Inteligência da área de Gestão Estratégica do Sebrae RS, Andrea Cristine do Nascimento, cuja apresentação foi fundamentada por André Campos, gerente de Planejamento do Sebrae RS. A iniciativa do Inova RS, com a possibilidade de apoio das universidades atuantes na região, foi explanada por Émerson Rizzatti.
Para inspirar os convidados, o diretor executivo do MobiCaxias, Rogério da Silva Rodrigues, explanou sobre a iniciativa de desenvolvimento de Caxias do Sul, que vem dando certo, através do comprometimento da “Quadri Hélice”, integrada por lideranças representativas do Poder Público (Executivo e Legislativo), Iniciativa Privada (Entidades Empresariais), Academia (Universidades e Faculdades) e Sociedade Civil Organizada, na realização de projetos importantes para o futuro da cidade até o ano de 2040.
Após as apresentações teve um espaço para perguntas, quando o público pode esclarecer dúvidas sobre o movimento que, segundo Feres, “somente acontecerá com a participação atuante de grande parte da comunidade de Uruguaiana, integrantes da “Quádrupa Hélice” da cidade”.
O próximo encontro do MOV Uruguaiana deverá ser realizado em 2021. Kessler assegura que “o primeiro passo nessa caminhada acontecerá no ano que vem, com todos juntos, quando iniciarão as avaliações criteriosas, diagnósticos e planejamento”, salientando que “mais do que planos, será necessária a execução deles”. Finalizou declarando que “é preciso resiliência, persistência e comprometimento com o futuro que queremos para a nossa cidade”.
Giovana Petrocele – Comunicação ACIU