A Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – Aciu, foi uma das empresas apoiadoras do “XIII Encontro de Basqueteiros de Uruguaiana”, realizado nos dias 15 e 16 de setembro, reunindo um grupo de apaixonados pelo basquete. Muitos deles já jogaram juntos e mantem a tradição dos encontros anuais para relembrarem momentos que o esporte proporcionou, ao mesmo tempo que fortalecem os laços de amizades, afinal, muitos estão separados geograficamente.
Segundo o coordenador do evento, Elder Oppermann, participaram desta edição do encontro, 43 basqueteiros uruguaianenses residentes na cidade e em diferentes municípios do Rio Grande do Sul e outros estados. De acordo com ele, vieram basqueteiros de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Blumenau, Belo Horizonte e Brasília, entre outras cidades. “O evento foi um sucesso absoluto, em todos os sentidos”, declarou.
O Café da Praça foi o ponto de encontro dos basqueteiros, na sexta-feira de manhã (15/09), onde receberam as camisetas do evento e confraternizaram. Pela tarde, participaram da solenidade de descerramento do painel em homenagem ao professor Nélson R. Pereira, no Ginásio de Esportes da Escola Dom Hermeto.
Um dos grandes momentos do Encontro dos Basqueteiros foi o show ocorrido na noite de sexta, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. Sucessos como “Menina Linda”, “Mar de Rosas”, “Esqueça” e “Festa de Arromba”, fizeram parte do repertório do “Som da Jovem Guarda”, com os músicos Francisco Alves, Valdir Santana, Auréo Goulart, João Quintana Vieira, Francisco Scherer, Vitor Hugo e o convidado Alexandre Vaz (Kamanga). A Califórnia da Canção Nativa também foi homenageada, abrindo o show no teatro. A apresentação ficou por conta do jornalista Everaldo Jaques.
Além de trazer a nostalgia do movimento Jovem Guarda, o apelo social de doação voluntária de alimentos não perecíveis para a Casa de Apoio à Pacientes Oncológicos – CAPO teve muito êxito, com a arrecadação de 600 quilos de alimentos, os quais também serão divididos com outras instituições filantrópicas, como o Asilo São Vicente de Paulo. Entre os itens mais doados, pacotes de macarrão, feijão e arroz.
O “Som da Jovem Guarda” teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Uruguaiana, com patrocínio da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – Aciu, Morada do Campo Clube, Ruta 101 Transportes, Sicredi e José Carlos Cademartori.
No sábado (16/09), pela manhã, o grupo de basqueteiros se concentrou na praça do Barão, na Retreta Cultural ao som da Banda Municipal de Uruguaiana. No local, foi feito o registro fotográfico do encontro, num momento de confraternização e alegria. Na ocasião Jair Portela falou sobre a importância de estarem, mais uma vez, reunidos. A transmissão foi feita pelo programa Vozes do Esporte, da Rádio Charrua, com pré-lançamento do livro dos “25 Anos do PVE”.
A programação do evento seguiu com o encontro esportivo recreativo, desafio de lance-livre, encerrando com o jantar de encerramento no salão de festas do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, sob a organização de Paulo Blasi.
O próximo evento, em 2024, promete o reencontro desta turma de basqueteiros e dos outros que não puderam estar presente nesta edição.
Redação: Giovana Petrocele / Aciu
Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Uruguaiana