A Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – Aciu, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, trouxe a palestra “Empreendedorismo Feminino”, na terça-feira (04/04), na instituição.
Patrícia Wortmann Reis da Luz, analista de Relacionamento das Micro e Pequenas Empresas do Sebrae/RS, abordou o empreendedorismo feminino de uma maneira envolvente, interagindo com as participantes, que deram depoimentos emocionantes de persistência e comprometimento com seus negócios.
A palestra direciona às integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras ACIU é a primeira de um ciclo de encontros com palestrantes que trarão assuntos de relevância para o grupo. O objetivo é incentivar o empreendedorismo, através de informações e também compartilhamento de vivências sobre negócios e iniciativas lideradas pelo público feminino, que a cada dia vem conquistando mais espaços dentro da economia.
O termo “empreendedorismo feminino” se refere a um conjunto de negócios idealizados ou liderados por mulheres. Também abrange a presença feminina em cargos de liderança. “A mulher pode ser empreendedora em vários setores da sua vida”, disse Patrícia, apontando as características empreendedoras, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), sendo elas: 1) Estabelecimento de metas; 2) Busca de informações; 3) Planejamento e monitoramento sistemático; 4) Busca de oportunidade e iniciativa; 5) Persistência; 6) Comprometimento; 7) Exigência de qualidade e eficiência; 8) Correr riscos calculados; 9) Persuasão e rede de contato; 10) Independência e autoconfiança.
A palestrante também apresentou dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o qual mostra que cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil e que, em 2018, elas já eram 34% dos “donos dos negócios”.
Outro dado importante divulgado na palestra e que mostra o crescimento das brasileiras à frente de negócios foi o da Global Entrepreneurship Monitor –GEM, a principal pesquisa em mundial ,sobre empreendedorismo feminino. Com dados de 49 países, mostrou que em 2018 o Brasil ocupava o sétimo lugar no ranking de proporção de mulheres liderando empreendimentos iniciais, aqueles com menos de 42 meses de existência.
Redação/Fotos: Giovana Petrocele – Aciu