Estamos na segunda metade do “Outubro Rosa”, o mês escolhido para alertar as mulheres sobre o câncer de mama, diagnóstico, tratamento e cura. Pelo Brasil à fora e em diferentes cidades do mundo acontecem atividades alusivas à campanha de conscientização sobre a doença.
Em Uruguaiana a Liga Feminina de Combate ao Câncer segue até o final do mês com as atividades intensificadas e atendimento gratuito nas manhãs de terças-feiras e quartas-feiras, exclusivamente para mulheres em situação de baixa renda e sem plano de saúde.
Conforme a presidente da Liga, Milene Milano, o atendimento feito pelo médico voluntário Eduardo Costa, acontece nas terças, às 8h30min, quando são distribuídas 15 fichas. O exame é de apalpação da mama e mamografia. Nas quartas-feiras o atendimento é feito com a enfermeira Alessandra Quintana kovalski, do Setor Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, cedida pela prefeitura para o “Outubro Rosa”. Ela realiza o preventivo e faz a requisição para a mamografia.
Para participar do atendimento, que é realizado p
or ordem de chegada, as mulheres precisam portar o documento de identidade, CPF, comprovante de renda, comprovante de residência e cartão do SUS.
A campanha “Outubro Rosa” conscientiza as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama, doença que a cada ano atinge mais de 66 mil novos casos no país, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama.
Alertar sobre a gravidade da doença e conscientizar sobre a importância da realização de exames é o objetivo da campanha. O autoexame é significante, no entanto, não é suficiente para a detecção precoce do câncer e não substitui a mamografia, exame que deve ser feito anualmente por mulheres com mais de 40 anos.
De acordo com a Femama descobrir cedo a doença é imprescindível, pois a chance de cura é de 95%. No entanto é necessário que o acesso a exames, diagnóstico e tratamento sejam ágeis e de qualidade para todas as mulheres.
A Liga Feminina de Combate ao Câncer está distribuindo folders com alerta dos sete principais sinais de alerta, que podem ser sintomas do câncer que pode aparecer em diferentes lugares do corpo. São eles:
1 – Feridas que não cicatrizam, principalmente no rosto, na língua, nos lábios, na boca e nos órgãos genitais externos.
2 – Caroços ou zonas endurecidas, sobretudo nos seios, língua e lábios.
3 – Hemorragias sem explicação pelos orifícios naturais: boca, nariz, ouvidos, uretra e vagina. Perda irregular de sangue nas mulheres.
4 – Alteração de cor, número, tamanho e ulceração de verrugas, pintas ou sinais.
5 – Dificuldade constante para engolir, perturbações persistentes no estômago, má digestão e falta de apetite, alterações ou anormalidades prolongadas da função intestinal e emagrecimento rápido.
6 – Rouquidão permanente e tosse sem motivo aparente.
7 – Palidez inexplicada (anemia), aumento do volume dos gânglios (ínguas) e fácil fatigabilidade (cansaço).
Milene frizou que os sintomas podem indicar outras doenças, não somente o câncer, alertando que apenas o médico poderá orientar e esclarecer as dúvidas.
A Liga também divulga que existem fatores que podem ajudar na prevenção do câncer, levando em consideração que 75% das causas da doença vêm de fatores externos, relacionados ao meio ambiente. Dentro deste contexto, elenca as dicas mais importantes:
– Não fumar.
– Evitar a obesidade.
– Moderar o consumo de bebidas alcoólicas.
– Não usar medicamentos sem receita médica.
– Praticar exercícios físicos com regularidade, no mínimo, 30 minutos diários.
– Ter uma alimentação saudável, com uma dieta rica em fibras, frutas, verduras, legumes e pobre em gordura animal.
– Evitar frituras, maionese, presunto, salsichas, enlatados, defumados e alimentos preservados em sal.
– Hábitos sexuais saudáveis, incluindo o uso de camisinha, ter uma boa higiene e evitar muitos parceiros.
– Para operários de empresas que utilizam produtos químicos ou radioativos, exigir e usar material de proteção.
– Proteger-se da radiação solar usando chapéu, guarda-sol, óculos escuros, filtro solar com FPS 15 ou mais.
– Quando em atividade ao ar livre, evitar exposição solar no horário das 10h às 16h.
Apesar de existirem fatores que ajudam a prevenção, existem diagnósticos que não podem ser evitados e a descoberta precoce é fundamental para iniciar o tratamento.
A Liga Feminina de Combate ao Câncer fica na rua XV de Novembro, 2153, sala 3, anexa à ACIU.
Giovana Petrocele – Ascom/Aciu