A Escola de Música de Uruguaiana – EMU, está com vagas abertas para receber novos alunos. Atualmente funciona nas dependências do colégio Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, da rede municipal, localizado na Vila Militar, Anteriormente as aulas aconteciam no prédio do antigo Senai, espaço cedido pela Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – Aciu, apoiadora do projeto.
Luiz Alberto Fernandes Gomes, presidente da Escola de Música, conta que o principal objetivo do projeto é ser um instrumento de inclusão e transformação socioeconômica para crianças, adolescentes e adultos, através do ensino gratuito de música. “Posteriormente, a ideia é formar a Orquestra Filarmônica de Uruguaiana e seu respectivo coral”, disse.
Atualmente a escola conta com 44 alunos, entre dez e 63 anos de idade, distribuídos nas aulas de música teórica, canto, coral e instrumental.
Além de Gomes, a equipe é composta pelo maestro Marcelo Cardoso Camargo, diretor musical, pelo professor Cleverson Carlos Pereira Alfaro, o maestro assistente, Carlos Eduardo Gonçalves Cerdeira e pela secretaria Giovana Gomes dos Santos.
As aulas são realizadas nas noites de terças e quintas-feiras para os adultos, das 19h às 20h. Para o púbico infantil, a partir dos dez anos, são ministradas aos sábados, das 10h às 11h.
Interessados em participar das aulas devem se dirigir à Escola Castelo Branco, nos horários e dias das aulas.