A ONG Parceiros Voluntários, braço social da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – Aciu, iniciou a edição 2021 do “Desafio Voluntário”. O lançamento foi realizado neste sábado, 28 de agosto, “Dia Nacional do Voluntariado”. Em cinco de dezembro, “Dia Internacional do Voluntariado”, encerra o desafio.
O “Desafio Voluntário” teve a primeira ação deste ano, realizada no Terminal de Ônibus, quando um grupo de voluntários distribuiu livros aos motoristas, incentivando a leitura nas horas de folga. Conforme a coordenadora da Parceiros Voluntários Uruguaiana, Laura Berro, esses profissionais não pararam de trabalhar na pandemia e mereciam receber uma atenção, sendo escolhidos para receberem os livros doados pela comunidade, juntamente com um porta-papel
A ação no Terminal teve o objetivo de chamar a atenção para o trabalho voluntário e lembrar que toda a pessoa pode ser um voluntário em potencial, compartilhando seu tempo, talento e conhecimento com quem precisa, praticando desta maneira, a responsabilidade social individual, ou seja, a sua ação de impacto positivo no mundo. E o Desafio Voluntário chega justamente para isso: fortalecer a cultura do voluntariado e convidar todos a realizarem uma ação, registrarem e divulgarem. Podem participar escolas, universidades, associações, grupos, lojas de todos os segmentos, agências bancárias, profissionais liberais, donas de casa, jovens, aposentados, etc. Todos são bem vindos. Basta querer ajudar.
O Desafio Voluntário
O Desafio Voluntário é uma iniciativa pensada para oportunizar a prática de mobilização, participação e transformação e tem como objetivo macro estimular a comunidade no desenvolvimento de ações voluntárias dos mais variados gêneros e segmentos. Há treze anos, o desafio originou-se no Vale do Taquari (RS) e atualmente estende-se por toda a Rede Parceiros Voluntários no Brasil.
Para participar é simples. Basta planejar uma ação voluntária cultural, educacional, ambiental ou social em prol da comunidade. Para registrar a ação é necessário fazer um cadastro na plataforma Parceiros Conecta e postar a ação no endereço: https://parceirosconecta.v2v.net/pt-BR/aggregator-builders/29487cff-0b85-4158-b165-b0c5a5e76aab/about
. Mas quem não quiser fazer o cadastro e a postagem, podem enviar a foto e a descrição da ação, número de participantes, objetivo, data de início e encerramento para a Parceiros Voluntários, através do e-mail parceirosvoluntarios.uruguaiana@gmail.com
Ações que podem ser realizadas
Mesmo com o distanciamento social imposto pela pandemia, as ações voluntárias precisam ser fortalecidas, com muitas pessoas vulneráveis neste momento. A Parceiros Voluntários sugere as seguintes ações: Criar diálogos online entre gerações; Compartilhar conhecimento; Mobilizar rede pessoal para arrecadar itens de necessidade (desafio familiar); Leitura auditiva; Compartilhar habilidades.
Conhece a Parceiros Voluntários?
A Parceiros Voluntários, braço social da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – ACIU, acredita na força do voluntariado organizado, mantendo cadastro de instituições para as quais pode encaminhar voluntários. Neste momento de retomada, algumas instituições começam de forma lenta, a receber voluntários, como o Asilo São Vicente de Paulo e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – AAPECAN, enquanto outras preparam-se para recebe-los. No entanto, existem organizações que precisaram interromper as atividades temporariamente, como o S.O.S Mulher, Associação Amigos dos Deficientes Físicos de Uruguaiana – AADUR, prevista para reabrir em março de 2022 e Centro de Equoterapia General Fidelis, que deverá recomeçar as atividades em fevereiro de 2022.
Além de enviar voluntários, a Parceiros Voluntários está com agenda de ações até dezembro. Em setembro terá “Caixinha de Arrecadação Solidária” para arrecadação de absorventes higiênicos para mulheres carentes. No dia cinco de outubro haverá ação voluntária na APAE e, dia sete, palestra da AAPECAN na ACIU, com o tema “Câncer”. No mês de novembro serão realizadas mais ações, incluindo oficinas de artesanato para o Natal, tendo como público-alvo as mulheres carentes, além de palestras motivacionais.
A Parceiros Voluntários funciona no turno da manhã, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, anexo à ACIU.