O projeto libera vouchers alimentação para cerca de 1.600 famílias de alunos da rede pública do Rio Grande do Sul (RS). No Brasil, mais de 60 mil famílias já foram beneficiadas.
A ONG Parceiros Voluntários, Fundação Telefônica Vivo, Ticket Alimentação e o Governo do Estado do RS são parceiras no projeto “Vale Alimentação”, idealizado e coordenado no Brasil pela ONG Gerando Falcões, de São Paulo. O projeto teve início em março deste ano, nas periferias e favelas de São Paulo. Chegou no Estado em agosto e em Uruguaiana nesta segunda quinzena de setembro.
O objetivo é ajudar famílias de baixa renda a enfrentarem os problemas econômicos agravados pela pandemia do covid-19, através de um ticket alimentação, carregado com 100 reais mensais durante três, para ser utilizado em supermercados, com compras exclusivas de alimentos.
No RS foram contempladas 1.667 famílias de 192 municípios, selecionadas pela Secretaria Estadual de Educação do Estado, através de análise de dados do Cadastro Único para projetos sociais (CadÚnico).
Em Uruguaiana 44 famílias recebem o auxílio que começou a ser distribuído na segunda quinzena de setembro, através de uma ação conjunta entre a Parceiros Voluntários, braço social da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu) e a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE).
Para garantir um processo de transparência e prestação de contas e agilidade na distriubuição, as coordenadorias de Educação e as unidades da ONG Parceiros Voluntários do RS realizam a distribuição dos ticktes.
Redação: Giovana Petrocele – ACIU / Fotos: Divulgação