A ONG Parceiros Voluntários, braço social da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – ACIU, esta apoiando o projeto “Uruguaiana Sem Frestas”, implantado em nossa cidade pela voluntária Milene Milano.
O objetivo do projeto sustentando por caixas vazias de leite é levar conforto térmico para casas que precisam ficar sem frestas, tapando-as e evitando que as correntes frias do rigoroso inverno da fronteira invadam os lares. No tórrido verão, elas ajudam a conter o calor que judia de muitas famílias em Uruguaiana.
Neste momento Milene movimenta nas redes sociais uma campanha de arrecadação de caixas de leite Tetra Park, ou seja, as caixas longa vida, que servirão de revestimento para as casas. Além de não deixar o frio e o calor entrar, evita que insetos peçonhentos passem pelas frestas.
O projeto “Uruguaiana sem Frestas” recebe a ajuda da comunidade João Paulo II na confecção das placas e, do projeto Guerreiros do Amanhã, na colocação delas nas paredes. “Contamos também com a colaboração de uma voluntária do projeto de Alegrete, a estudante da Unipampa, Yasmin Cerutti”, lembra Milena, completando que os demais integrantes da equipe são pessoas que voluntariamente se oferecem para ajudar.
Material
Além das caixas de leite, outros materiais são usados para tapar as frestas, como tesouras, grampos e grampeadores, que são doados por pessoas da cidade. “Aliás, estamos precisando da doação de grampos e grampeadores para estofaria”, diz a coordenadora do projeto, informando que em cada casa se usa mais de 3 mil grampos.
Caixas longa vida
As caixas longa vida são embalagens cartonadas, com múltiplas camadas, as de leite, possuem seis, por isso são ideais para o revestimento das paredes. Basicamente a composição possui 75% de papel cartão (dois papéis unidos sem cola, que oferecem suporte mecânico e resistência à embalagem), 20% de filmes de polietileno (PEBD), que impedem a umidade e 5% alumínio.
Higienização
Muito importante salientar que as caixas doadas sejam devidamente higienizadas antes da doação, caso contrário, não poderão ser utilizadas para reciclagem. A dica de Milene é que as caixas sejam entregues limpas para evitar a proliferação de bactérias, odores e a contaminação de outros itens recicláveis que estejam no mesmo local.
As doações de caixas de leite, grampos e grampeadores (de estofaria) devem ser feitas diretamente com Milene, através do celular: (55) 9 9694 4669.