Na quinta-feira (21/06), no Centro de Formação Profissional do SENAI Uruguaiana, foi promovida reunião pela Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU), Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana (ADU) e SENAI, contando com a participação da classe empresarial da cidade, incluindo empresários da construção civil, metal mecânica, confecção e das concessionárias de água e eletricidade.
O objetivo da reunião foi mobilizar os empresários para a permanência do SENAI em Uruguaiana, buscando a integração dos mesmos ao projeto de formação profissional em conjunto com ACIU, ADU e SENAI.
Durante a palestra foram apresentados os aspectos da contratação de menores aprendizes junto às empresas. Com a finalidade de formar turmas, ficou definido que as empresas deverão encaminhar ao SENAI o número de funcionários que possuem. Através desta informação será indicado o número de menores aprendizes a serem contratados. Os empresários também deverão enviar para ACIU e ADU, pesquisa sobre o perfil profissional que tenha mais demanda em cada segmento.
Com foco no desenvolvido de Uruguaiana, a ACIU foi vanguarda em cursos profissionalizantes na cidade ao trazer, na década de 80, cursos do SENAI. Mais tarde, em 1996, passou a ter sede física. Em 2002, pensando num espaço para melhor qualificar a mão de obra local, a ACIU adquiriu o prédio da Domingos de Almeida, onde até hoje está instalada a escola do SENAI, única na região Fronteira Oeste.
Atualmente são oferecidos cursos na área de confecção, construção civil e eletricidade predial. Em breve ofertará cursos na área de padaria e confeitaria e mecânica de motos.
Mais informações com o coordenador de cursos da ACIU, Jorge Unamuzaga, através do telefone 3412-6048.