Seguindo a trilha “Educação para a Paz”, os tribeiros da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Bosco, realizaram neste mês de junho ações voluntárias no próprio educandário.
Dentro da proposta de paz, os estudantes apresentaram sessões de “Hora do Conto” para os alunos do turno da tarde e da manhã. Também desenvolveram atividade de recreação. O objetivo das ações foi integrar a comunidade escolar e propagar a cultura da paz, contribuindo para o fortalecimento do voluntariado juvenil da Parceiros Voluntários, através da tecnologia social “Tribos – Nas Trilhas da Cidadania”.
A tribo “Dom Bosco pela Paz” é uma das maiores entre as escolas de Uruguaiana que participam do programa , contando com a participação de 75 alunos do 8º e 9º ano. As ações dos estudantes são fortificadas pelo fato de receberem o apoio e o entusiasmo da equipe pedagógica que acredita no voluntariado jovem. É integrada pela diretora Mari Manoela Oliveira, vice-diretora Joelma Matias e pelos orientadores Kaue Fructos Garcia e Daniela Marques, além das supervisoras Anelise Brum e Cleonice Silveira.
Voluntariado juvenil e exercício da cidadania
Para o professor Kaue, a inclusão das Tribos na escola, justamente neste momento em que o Brasil atravessa uma situação complicada, é muito importante para o exercício da cidadania dos jovens. “O trabalho voluntário dos nossos estudantes, na promoção de ações que possam contribuir com nosso bairro e nossa escola, possibilita a inserção social e a multiplicação das estratégias, através do grande apoio da comunidade escolar, que inclui, entre outros movimentos, o CPM escolar”, frisa o educador.
Escolas interessadas em participar das Tribos devem procurar a Parceiros Voluntários de Uruguaiana, braço social da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – ACIU ou acessar o endereço eletrônico: http://www.parceirosvoluntarios.org.br/tribos/ e fazer a inscriação, constituir a tribos e começar as ações que tornam os estudantes protagonistas da mudança social.