A Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – ACIU, sempre buscando alternativas para o desenvolvimento de nossa cidade e região, está à frente da construção da sala de desembarque do Aeroporto Rubem Berta. A obra conta com o apoio de um grupo de empresários que financiam o projeto ao lado da instituição. O objetivo com o término das obras é recuperar o status de “Internacional”. Na última sexta-feira (13/04), o presidente da ACIU, Luis Oscar Kessler, apresentou a construção às autoridades que estiveram no local.
A obra de 423 metros quadrados, iniciada em novembro passado, faz parte do “Acordo de Cooperação Técnica”, firmado em setembro de 2017, entre ACIU, Infraero e a União, por intermédio do Ministério da Justiça, com interveniência da Delegacia de Polícia Federal de Uruguaiana. Com salas para a Receita Federal, Polícia Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA), além de depósito para mercadorias e sanitários, inclusive para pessoas com necessidades especiais (PNE), a obra representa uma grande conquista para o desenvolvimento do MERCOSUL.
Na ocasião, Kessler, juntamente com o superintende do aeroporto, Gessilney Gomes, apresentou as obras ao deputado estadual Frederico Antunes (PP), ao prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello (PP), ao vice-prefeito Antônio Brasil Carús (PSB) e aos vereadores Carlos Delgado (PP) e Irani Coelho Fernandes (PP), presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana.
Com a recuperação do status de “Internacional”, o aeroporto de Uruguaiana poderá receber voos internacionais e ser referência na região. Atualmente, o aeroporto mais próximo, com capacidade de receber voos internacionais da aviação geral é o Aeroporto Internacional Comandante Gustavo kraemer, da cidade de Bagé.