A criação de um “Parque Tecnológico” em Uruguaiana foi tema de encontro na manhã de segunda-feira (22/05), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu). O assunto de grande importância para o desenvolvimento do município e região foi explanado pelo professor e pesquisador Jorge Luis Nicolas Audy*, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) com a diretoria da Aciu, Unipampa, Prefeitura Municipal e Sebrae.
A reunião teve o objetivo de mostrar às instituições as vantagens que um Parque Tecnológico ou parque científico pode trazer para uma comunidade, assim como promover debate sobre sua implantação no município com um grupo de entidades interessadas no crescimento da região.
Espaço para desenvolvimento de novas tecnologias
Audy falou sobre a revitalização urbana e todas as transformações proporcionadas pelos parques científicos e tecnológicos, citando exemplos que deram certo em vários países, inclusive no Brasil. De acordo com ele, os parques proporcionam investimentos locais, funcionando como o berço para empresas e ideias inovadoras, com áreas para novas tecnologias . Um dos pontos mais importante, ressaltou, é o progresso das cidades e o pleno desenvolvimento do papel das universidades na área de pesquisa. O pesquisador citou grandes exemplos de implantação de Parques Tecnológicos em cidades de vários países, como na China, Estados Unidos, Espanha, Suécia e Inglaterra, inclusive, o Brasil.
“Quádrupla Hélice” é fundamental para o sucesso
Conforme Audy, estes espaços, chamados de áreas de inovação são fundamentais para o desenvolvimento dos municípios. No entanto, para dar certo, disse que é necessário investir na “Quádrupla Hélice”, ou seja, a união de forças entre governo, universidades, entidades e sociedade. E o mais importante, é necessário respeitar as vocações locais, no caso de Uruguaiana, a agropecuária, assim como investir em novas áreas, desde que envolva o consenso de uma comunidade. Em Uruguaiana, a ideia é investir no agro e na saúde, pelo fato de nossa cidade possuir a faculdade de Medicina no Campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
*Doutor e mestre em Sistemas de Informação pela UFRGS, e especialista em Gestão de Artes e Tecnologia Multimídia pela IBM e PUC-Rio. É Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e membro de diversas associações científicas (SBPC, SBC, IEEE, ACM) e de diversos conselhos de gestão na área de C,T&I, como o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE, o Conselho Deliberativo da EMBRAPII e o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do RS.
Redação / Fotos: Giovana Petrocele – Comunicação / Aciu