Os alunos do curso de “Modelagem” do “Costurando Ideias”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), na Escola de Educação Profissional do Senai, estão aprendendo as técnicas de moldes. Com as aulas iniciadas há um mês e meio, já aprenderam a preencher a ficha técnica da indústria e estão fazendo moldes base.
Segundo a instrutora, Vânia Maria Muller Cadorin, o curso de Modelagem deixará os alunos aptos a fazerem moldes base e, posteriormente, criarem modelos de roupas. “Eles já aprenderam a fazer moldes base de saia, blusa, camiseta, calça adulta e calça social infantil. Também já fazem a gradação numérica de saia e regata”, conta.
Hermógenes Lima, empresário do ramo de confecção há cerca de 30 anos, disse que o curso é excelente. Entrou no curso com noções de corte e costura, mas informou que não possuía o conhecimento técnico da modelagem. “Já notei bastante diferença nas peças, aplicando as técnicas aprendidas no curso”, afirmou.
A empresária Suzana Ribas, no ramo de confecção há 23 anos, já sabia cortar, mas nunca tinha feito moldes. “Com os moldes fica mais fácil, é diferente. Estou amando”, disse, informando que todo o conhecimento adquirido no curso será repassado para as suas funcionárias.
Já a dona de casa Sônia Saldanha, que domina a máquina caseira de costura há anos e é acostumada a fazer costuras familiares, como o ajustamento de calças, barras de saia e vestidos, conta que começou o curso “para aprender a fazer moldes de roupas”, pois seu “objetivo é costurar e fazer diferentes peças”.
Vânia disse que será feita uma ação conjunta da turma da Modelagem com a turma da Costura, ou seja, uma fará os moldes e a outra costurará as peças. “Será um trabalho complementar de aprendizado”, finalizou a instrutora, muito satisfeita com seus alunos, que a cada aula mostram-se mais interessados.
Fotos/Redação: Giovana Petrocele – Comunicação/Aciu