Nossa cidade está preparada para o “IX Encontro dos Basqueteiros de Uruguaiana”, a ser realizado nos dias 21 e 22 de abril. O evento que acontece a cada dois anos no município promete relembrar grandes momentos da turma de basqueteiros dos anos 60 e 70, resgatando memórias através de conversas, jogos, homenagens e claro, do show da “Jovem Guarda”. A Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu) é uma das apoiadoras deste evento, junto ao Colégio Metodista União, Sesc, Liga Uruguainense de Basquete (Luba) e Prefeitura Municipal.
Conforme Matheus Saldanha, da Comissão Organizadora do evento, a expectativa é que aproximadamente 70 basqueteiros participem do encontro. “No entanto, o número de basqueteiros é bem maior que este”, afirma.
Para Matheus, o encontro que é realizado desde 2001 é um momento de confraternização de uma época em que o basquete era forte em Uruguaiana. “Teremos basqueteiros uruguaianenses de diferentes lugares do Brasil, vindos de Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, além de doze cidades do Rio Grande do Sul”, assegura. Dentro desta turma, informa que haverá homenagens, especialmente para ex- basqueteiros do Colégio União.
Programação
O evento terá início na noite de sexta-feira (21/04), com a recepção dos basqueteiros no Café da Praça e em seguida, com o show musical da Jovem Guarda “Uruguaiana Canta o Tremendão: Erasmo Carlos”, às 20h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, com banda integrada por músicos dos conjuntos dos 60, 70 e 80. Os ingressos podem ser obtidos no Sesc, através de dois quilos de alimentos não perecíveis.
No sábado (22/04) às 10h30min, na praça Barão do Rio Branco, será o momento da foto oficial do evento, com a presença de autoridades e dos participantes do “IX Encontro dos Basqueteiros de Uruguaiana”.
Pela tarde, às 14h, a programação segue no Colégio União, quando acontecerá a entrega do troféu “Basqueteiro Emérito” ao professor Luiz Machado Stabile. Na ocasião também será realizada homenagem “In Memorian”. Às 14h30min terá início o “Festival de Lance-Livre Troféu Sady Beheregaray” e às 16h, jogos entre os grupos de basqueteiros.
O encerramento será à noite, no clube Laço do Amor, com jantar e entrega do “Troféu Augusto Grassi – Basqueteiro de Ouro” e o “Troféu Basquito”.
Redação: Giovana Petrocele / Comunicação Aciu
Imagens: Divulgação / IX Encontro de Basqueiros de Uruguaiana