Você é estudante e quer ajudar sua comunidade? Então mobilize sua turma e sua escola e faça parte da maior ação de voluntariado juvenil do Rio Grande do Sul.
A Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, da ONG Parceiros Voluntários, iniciou a mobilização para que os jovens das escolas públicas, privadas e municipais de todo o Rio Grande do Sul possam se tornar protagonistas da transformação social em suas comunidades. Neste ano patrocinam a tecnologia social as empresas Gerdau e Sulgás.
A Unidade da Parceiros Voluntários de Uruguaiana, braço social da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu) já está mobilizando as escolas para as ações voluntários durante o ano letivo de 2017, com a formação de “Tribos”, uma ação de mobilização social feita por jovens que querem transformar a realidade.
Conforme Arielly Fagundes, coordenadora da Parceiros Voluntários de Uruguaiana, as escolas podem escolher três trilhas: Educação para a Paz, Cultura e Meio Ambiente. As trilhas orientarão e direcionarão as ações dos jovens, que podem incluir crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Após escolherem a trilha e sob a orientação de um educador responsável, começam as ações voluntárias na sua comunidade escolar, contribuindo para um Rio Grande do Sul com atitude voluntária.
As escolas interessadas em inscrevem-se como TRIBOS diretamente no site da Parceiros Voluntários (http://www.parceirosvoluntarios.org.br/), escolhem uma TRILHA e realizam ações voluntárias na comunidade. O sucesso dessas ações é ainda maior quando os estudantes buscam parcerias na sua comunidade: empresas locais, rádios, emissoras de TV, jornais de bairro, outras escolas, familiares, vizinhos, representantes dos poderes públicos, organizações sociais, escoteiros, grupos de jovens, entre outros. Quanto mais gente envolvida, melhor!
A ação Tribos existe desde 2003 e já mobilizou mais de 2 mil escolas no Estado para voluntariado juvenil. Só no ano passado, foram mais de 8 mil tribeiros envolvidos nas mais diversas ações, mas todas com o mesmo objetivo: fazer o bem.
As trilhas das Tribos:
Educação para a Paz – É necessário haver uma produção cultural da paz, um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e estilos baseados em fatores como o respeito à vida, a prática da não-violência, o combate à exclusão, a defesa da liberdade de expressão e da diversidade cultural, a promoção de um consumo responsável e de um modelo de desenvolvimento sustentável, a participação e o respeito aos princípios democráticos, com o fim de criar, juntos, novas formas de solidariedade.
Meio Ambiente – A nossa sobrevivência depende de ações preventivas e saneadoras para resgatar o equilíbrio ecológico. Desenvolver ações nesse sentido é o que propõe a Trilha do Meio Ambiente. O cuidado do planeta não depende apenas dos governantes e de grandes projetos, mas também de pequenas ações, ao nosso alcance, com consequências e impactos imediatos no meio ambiente.
Cultura – Assim como há uma preservação e cuidado com o meio ambiente, é necessário também preservação e cuidado com o patrimônio cultural de um povo. E esta é a proposta da Trilha da Cultura, permitir que as comunidades possam reencontrar a si mesmas pela ação voluntária da juventude, resgatando suas raízes culturais.
Redação: Giovana Petrocele/Comunicação Aciu
Fotos: Divulgação/Parceiros Voluntários