No começo de janeiro a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu) firmou parceria com a Emater/Uruguaiana para desenvolver o “Programa de Melhoramento Zootécnico Bovino para Pecuária Familiar”. São apoiadores a Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana (ADU), Sindicato Rural de Uruguaiana, Associação Brasileira de Hereford e Braford e Associação Brasileira de Angus e Brangus.
O objetivo do programa é auxiliar os pecuaristas familiares do município de Uruguaiana a desenvolverem seus rebanhos, agregando valor ao negócio, através da inseminação artificial com sêmen de animais de raças. De acordo com Emanoel Torres Nunes, técnico da Emater/Uruguaiana, os produtores de genética de cabanhas e associações de raça do município serão os responsáveis pela doação de sêmens de touros Hereford e Angus selecionados.
De olho nos pecuaristas familiares
Uruguaiana conta com grande número de pecuaristas familiares, ou seja, pequenos criadores que tem como principal atividade produtiva e econômica a criação de bovinos de corte e ovinos, os quais dependem da natureza para a produção. Diante deste fato, é que entra o projeto de Melhoramento Zootécnico Bovino, justamente para auxiliar os pecuaristas familiares a enfrentarem dificuldades, incluindo o acesso às políticas públicas, como crédito rural para aquisição de animais de qualidade.
Com a doação de sêmens selecionados de reprodutores Hereford e Angus, a ideia é melhorar a pureza racial dos rebanhos de pecuaristas familiares e, desta maneira, obter melhores índices reprodutivos, assim como acesso aos mercados.
O plano piloto contemplará cinco pequenos produtores e atingirá cerca de 180 vacas. O método a ser utilizado será a Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF, realizada por um médico veterinário, que é o profissional habilitado para o procedimento.
Segundo técnicos da Emater, o IATF é um método bastante eficiente e vantajoso, pois proporciona que todas as vacas do rebanho sejam servidas numa mesma data.
Parcerias
A Aciu, parceira do projeto, contribuirá com a aquisição de equipamentos para a realização da inseminação e também com o subsídio de 70% do custo do serviço a ser realizado, a contrapartida de 30% será dos produtores beneficiados. O criador Ricardo Pereira Duarte, da Cabanha Touro Passo, doará sêmens de animais da raça Hereford e Frederico Pons, da Estância Santa Ângela, doará sêmens da raça Angus.
Capacitação
O programa de Melhoramento Zootécnico Bovino também prevê a capacitação dos pecuaristas familiares durante o ano de 2017, a fim de que os mesmos fiquem aptos em prestar serviço de inseminação artificial aos vizinhos, garantindo desta maneira, a continuidade e ampliação do programa, padronizando rebanhos e oferecendo melhor qualidade para o mercado, além de ampliar as condições socioeconômicas das famílias.
Foto: Arquivo Ricardo Pereira Duarte / Cabanha Touro Passo