O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou nesta quinta-feira, 30 de março, a “III Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 – REPAC” em Uruguaiana. A atividade ocorreu às 10h, no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU). O encontro contou com representantes do Poder Executivo, Legislativo e de outros órgãos e entidades do município, que de alguma forma colaboraram com os trabalhos censitários.
Estiveram presentes na reunião o presidente da ACIU, Luís Oscar Kessler, o vice prefeito, Fernando Tarrago, o secretário de Planejamento, Carlos Prudêncio, o procurador-geral do Município, Edson Pereira, o secretário de Saúde, Diego Hernades, o secretário da Fazenda, Valdir Venes da Rosa, a chefe da Inspetoria Veterinária, Susana Mohr, o ex-prefeito Luis Augusto Schneider, representante da Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana, a Assistente de Direção da FASE, Rosana Schneider, o Vereador Carlos Delgado, o Vereador Marcelo Cardoso Lemos, o representante da EMATER, Cláudio Rao, a representante da ABTI, Gládis Vinci, o representante da Marinha Fluvial, Suboficial Márcio Adriano Marreiros, a representante da 10ª Coordenadoria de Educação, Lúcia Delgado Claus, a representante do Sindicato Rural de Uruguaiana, Flávia Medeiros, e representando o IBGE estavam o coordenador de Área do Censo 2022, Francisco Jorge Bofill Filho e a coordenadora de Subárea do Censo 2022, Kellen Medina Hedlund.
O objetivo da reunião foi dar transparência às ações em campo, divulgar e engajar a população e autoridades no levantamento de dados. O IBGE iniciou a coleta do Censo Demográfico em agosto de 2022. A operação censitária tem como finalidade obter informações atualizadas e precisas, fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar com eficácia ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.
Durante a apresentação, o Coordenador do Censo, Francisco Jorge Bofill Filho, explicou que os dados apresentados eram preliminares e que os resultados finais seria divulgado pelo IBGE no final de abril. Foi explicado que houve uma redução da população do município, em relação ao Censo de 2010, devido principalmente a migração por busca de postos de trabalho, pelas pirâmides etárias apresentadas ficou claro que esta migração é mais robusta na população entre 18 e 35 anos.
Além deste fator temos a redução na taxa de natalidade do município (redução no número de filhos), reduzindo a taxa de reposição para 1.6, e o aumento da taxa de mortalidade, também foram mostrados dados do registro civil onde em vários trimestres após 2019 temos crescimento vegetativo negativo, maior número de mortes que de nascimentos (crescimento vegetativo negativo).
Apesar do aumento significativo de domicílios particulares ocupados, devido a demanda causada pelo déficit habitacional da década passada, impulsionado pela liberação de recursos para casas populares e financiamento para outras classes com rendimentos maiores, houve uma redução no número de moradores por domicílio, em 2010 eram 3,32 e em 2022 são 2,81.
Os números finais do Censo 2022 ainda não poderão ser divulgados, devido ao grande número de domicílios que não quiseram responder ao censo, mesmo com todas as explicações e tentativas de acessá-los, ficamos com 1.552 domicílios ocupados sem questionário em Uruguaiana. Será necessário imputar dados nestes; número de moradores e dados socioeconômicos, que será realizado com a escolha de um domicílio doador com características semelhantes e da mesma localidade onde o domicílio receptor está. Desta forma o município não será prejudicado pela não coleta de informações em domicílios efetivamente ocupados.
Finalizando a apresentação, Bofill colocou-se à disposição para esclarecer as dúvidas dos participantes e junto com a Coordenadora Kellen Medina Hedlund agradeceram o apoio às entidades participantes da REPAC, agradecendo ao Prefeito Ronnie Mello, ao Secretário de Governo Paulo Fossari, e ao Secretário de Administração Elton Rosa, pelo apoio e cedência de dois locais para a instalação dos postos de coleta do Censo 2022, bem como ao Secretário de Saúde Diego Cantori Hernandes, pelo apoio da Secretaria e os seus Agentes de Saúde do município, também agradeceu a 10ª Coordenadoria de Educação e a Coordenadora Sara Elizabeth Duzac pela disponibilização das salas de treinamento juntos as escolas, à ACIU na pessoa de seu presidente Luis Oscar Kessler pela cedência das suas dependências para as reuniões que foram realizadas durante o censo, ao Sindicato Rural de Uruguaiana, na pessoa do seu Presidente Roberto Fagundes pela disponibilização do telão em frente a praça Barão do Rio Branco para divulgação do telefone para atender que não havia sido recenseado, aos meios de comunicação que abriram espaços para as demandas do censo 2022 durante todo o processo, à população que em sua maioria entendeu a importância de responder ao censo e recebeu os recenseadores em seus domicílios, e finalmente ao coordenador de Subárea Alexandro Alves Carvalho e toda a equipe de trabalho do Censo 2022.
Fonte: IBGE Uruguaiana