A edição número cinco do Fórum de Desenvolvimento das Regiões da Fronteira Oeste e Missões do RS, reuniu autoridades e lideranças em Uruguaiana, no sábado, 28 de maio.
O evento foi realizado pela Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – ACIU, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja – ACISB, com início às 13h30min, no Salão de Eventos do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do RS – Sdaergs, encerrando-se no início da noite com um coquetel. Autoridades, prefeitos, diretores, gestores e empresários participaram do encontro.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da ACIU, Luís Oscar Kessler e contou com a presença do prefeito de Uruguaiana Ronnie Mello, do prefeito de Alegrete, Márcio Amaral, do prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, do prefeito e vice-prefeito de Itaqui, Leonardo Betin e Clóvis Correia e dos deputados estaduais Eric Lins e Giusseppe Riesgo, além de vereadores e secretários dos municípios das regiões Fronteira Oeste e Missões.
O objetivo do Fórum foi debater a integração e o desenvolvimento territorial da área da faixa de fronteira, ao longo da Bacia do Rio Uruguai, por meio da criação de oportunidades que resultem no crescimento econômico, geração de renda, melhoria da infraestrutura e qualidade de vida da população, em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional estabelecida no Programa Fronteira Integrada – Portaria número 3227/2020.
Kessler ressaltou a importância do Fórum de Desenvolvimento para gerar debates e apontar as dificuldades e as demandas regionais, na busca pelo desenvolvimento mais sustentável. Salientou que a idéia é trabalhar em cima dos programas estaduais integrados com os municípios, legislativo, executivo, sociedade, governo do estado e federal. Segundo ele, a infraestrutura foi o assunto estabelecido no primeiro fórum para iniciar as reivindicações de melhoria, lembrando que a região tem os maiores pontos de passagem do comércio exterior, com as pontes de Uruguaiana e de São Borja e, futuramente, a ponte Porto Xavier.
As palestras tiveram início com Claudio Teitelbaum, presidente da Câmara do Comércio Brasil-Chile, explanando sobre o tema “Corredores Bioceânicos- Oportunidades de Negócios”. Após, Márcio Amaral, prefeito de Alegrete e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do pampa Gaúcho – CODEPAMPA, falou sobre a iniciativa que visa o desenvolvimento regional e transfronteiriço. Em seguida Derly Fialho, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial, do Sebrae Nacional, abordou o tema “Perspectivas da Integração e Desenvolvimento Regional”.
Na ocasião, um documento com as demandas regionais, incluindo infraestrutura e turismo, foi entregue ao deputado Giusseppe Riesgo pelo ex-presidente da ACI de Cerro Largo, Henrique Lunkes, assinado por presidentes das Associações Comerciais e Industriais da região. Entre as demandas principais consta a agilidade no recapeamento da BR 472, trecho de São Borja a Itaqui e entre o km 415 até Uruguaiana, asfaltamento nos trechos entre os municípios de Roque Gonzales, Pirapó, São Nicolau e Garruchos, maior atenção para a construção de uma nova ponte sobre o rio Ibicuí, entre Uruguaiana e Itaqui, além de outras demandas que abrangem diferentes aéreas, como saúde, educação e turismo.
O deputado Riesgo falou sobre o papel fundamental do Fórum de Desenvolvimento no sentido “de fazer com que o governo faça o seu papel nesta equação, entregando uma infraestrutura de qualidade”. Também abriu parêntese para abordar a responsabilidade social das empresas e sua importância para o desenvolvimento. Riesgo declarou que enquanto presidente da Frente Parlamentar, sua missão como deputado é tentar reunir as demandas e entregar aos órgãos competentes, para que o governo faça o seu papel. “Nós temos que reunir as pessoas que geram desenvolvimento, que fazem essa região, que fazem a economia gerar e dizer o que está atrapalhando, o que está incomodando, o que precisa ser feito”, disse.
No encerramento o Fórum foi aberto para debate entre os participantes, que puderam expor problemas da região.
Vídeo do Fórum no link:
https://www.youtube.com/watch?v=NP9gIPxaC1w
Registros do evento:
Fotos: Renan Matheus
Redação: Giovana Petrocele