A 45ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, realizada de a nove de dezembro de 2023, na Concha Acústica César Passarinho, no Parque Dom Pedro II (Parcão), teve como ganhadora da Calhandra de Ouro a música “Canto saudade ao Caraguatá”. O evento promovido pelo CTG Sinuelo do Pago, com produção da Vozes do Sul teve o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana.
A 2ª edição da Califórnia Estudantil abriu o evento, com show de Nicole Carrion. Na ocasião foram apresentados os jovens classificados para a final do festival, interpretando sucessos de edições anteriores da Califórnia da Canção Nativa do RS. O encerramento da primeira noite foi com Catherine Vergnes, guitarrista e cantora uruguaia.
Um dos pontos mais esperados do evento foi o descerramento da estátua do cantor César Passarinho, perto da concha acústica que leva seu nome.
Premiados na 2ª Califórnia Estudantil
A Califórnia Estudantil teve a premiação por categorias. O 1º Lugar Adulto foi conquistado por Bruno Alencastro, representante da Unipampa (Uruguaiana), com interpretação da música Romance na Tafona, premiada na 10ª Califórnia (1980), com verso de Antônio Carlos Machado e melodia de Luiz Carlos Borges; o 1º Lugar Juvenil, ficou com Maria Pya Machado de Oliveira, estudante do Instituto Laura Vicuña (Uruguaiana), interpretando “Desagarrados”, vencedora da 11ª Califórnia (1981), com letra de Sérgio Napp e melodia de Mário Barbará Dornelles. O vencedor do 1º Lugar Mirim foi Lorenzo Borella de Souza, da escola Maria Helena Vandresen (Francisco Beltrão/PR), com a milonga “Tropa de Osso”, premiada na 9ª Califórnia, com letra e música de Humberto Gabbi Zanatta e Luiz Carlos Borges.
Premiados na 45ª Califórnia da Canção Nativa
A grande campeã da 45ª edição da Califórnia, a música “Canto Saudade ao Caraguatá”, foi conhecida na noite de sábado (9/12), quando foram apresentados os resultados dos dois festivais. A canção interpretada por João Paulo Deckert foi escrita por Henrique Fernandes.
A Calhandra de Prata foi conquista pela canção “Quero Que Lembrem de Mim”, interpretada por Nilton Ferreira e escrita por Rômulo Chaves. O terceiro lugar, a Calhandra de Bronze, ficou com a música “Antenado”, com letra e interpretação de Maurício Barcellos.
A Melhor Melodia foi para “Pertencimento”, com letra de Pedro Guerra Pimentel; a Melhor Letra ficou com “Canto Saudade ao Caraguatá”, letra de Henrique Fernandes; o Melhor Instrumentista foi para Guilherme Castilhos, com “Empoderadas”, o Melhor Intérprete foi para Nilton Ferreira, com “Quero Que Lembrem de Mim” e a Música mais Popular, foi para “O Guardião da Ilha”, música de Cleverson Alfaro e Diego Colazzo.
Fotos: Ascom / Prefeitura de Uruguaiana