Reunião debate o transporte ferroviário em Uruguaiana

Na noite de quinta-feira (09/03), na Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), foi realizada uma reunião com o objetivo de debater o transporte ferroviário local. Participaram do debate, diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), usuários do serviço de transporte ferroviário e do Porto Seco Ferroviário de Uruguaiana, representantes do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Uruguaiana (Sdaergs), diretoria da Aciu e da Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana (ADU).

Durante a reunião os representantes da ANTT, Alexandre Porto Mendes de Souza, superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas (Sufer) e Noboru Ofugi, assessor técnico para o Transporte Internacional (Astec) esclareceram as dúvidas dos usuários do transporte ferroviário, assim como da sociedade, quanto às recentes notícias divulgadas na imprensa sobre o possível encerramento das atividades da Rumo Logística, permissionária do Porto Seco de Uruguaiana.

De acordo com as divulgações, o pedido da permissionária para encerramento do contrato ainda não havia sido deferido pelo órgão competente e a agência reguladora estava buscando ações no sentido de equalizar o problema para retomada e normalização do serviço. Na ocasião, os agentes da ANTT escutaram os usuários do transporte ferroviário, os quais manifestaram seu descontentamento com a qualidade do serviço realizado pela empresa. Momento em que esclareceram as dúvidas, informando que poderiam peticionar à Agência Nacional de Transportes Terrestres descrevendo e apresentando as evidências de suas reclamações.

Conforme Souza, somente a partir da formalização das reclamações o órgão poderá tomar as medidas legais e contratuais cabíveis junto à concessionária. Explicou ainda que o ano de 2017 será de profunda análise das concessões ferroviárias no Brasil por parte da ANTT.

Redação/Fotos: Giovana Petrocele

 

Categorias: Notícias em geral

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.