Inicia em todo o país o “Censo Agropecuário 2017”

Em Uruguaiana e Barra do Quaraí, a equipe de recenseadores e supervisores recebeu amplo treinamento e capacitação para realizar as coletas no meio agropecuário.

Teve início nesta segunda-feira (02/10), o Censo Agropecuário Brasileiro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Serão mais de 18 mil recenseadores visitando os estabelecimentos agropecuários de todo Brasil. A expectativa é que até o final do censo agro, em fevereiro de 2018, cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos rurais sejam visitados.

A equipe que trabalhará na zona de Uruguaiana e Barra do Quaraí recebeu capacitação para aplicar os questionários nos estabelecimentos rurais da região. Na semana passada, na Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), local que está instalado o Posto de Coleta do IBGE, foi realizado o treinamento com a equipe.

O agente censitário municipal, David Cardoso, informou que sete recenseadores e sete supervisores realizarão a coleta de dados na região de Uruguaiana e Barra do Quaraí, os quais estarão devidamente identificados.

O Censo Agropecuário é o maior levantamento de informações sobre a estrutura e produção agropecuária do país, cujo objetivo é retratar o setor agropecuário brasileiro em suas dimensões econômica, social e ambiental. Por esse motivo as informações coletadas são de muita importância para a pesquisa, como o dimensionamento das áreas cultiváveis, de produção de alimentos, de criação de animais, de utilização e aplicação dos implementos, do instrumental agrícola e caracterização dos trabalhadores rurais.  A pesquisa da realidade da produção agropecuária brasileira não é amplamente realizada há 11 anos, quando ocorreu a última edição deste censo.

O lançamento nacional da pesquisa foi realizado na manhã desta primeira segunda-feira de outubro, na sede do IBGE, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente do IBGE, Roberto Olinto e diretoria.

Identificação de Recenseadores

Para maior segurança dos moradores da zona rural que serão visitados pelo Censo Agropecuário, existe possibilidade de confirmar a identidade do recenseador através do QR Code que cada um levará no crachá, no lado esquerdo do peito do colete. O código poderá ser lido pelo celular e redirecionado diretamente para o site do IBGE, que fará a checagem. No crachá também poderão ser encontrados o nome completo do recenseador, matrícula, identidade e validade das informações, além da foto do agente.

O último elemento de identificação do recenseador é o DMC (Dispositivo Móvel de Coleta) que cada um, obrigatoriamente portará no momento da aplicação do questionário.

Calendário do Censo Agro

Coleta de dados: de outubro de 2017 a fevereiro de 2018

Apuração e análise dos dados: a partir de março de 2018

Divulgação dos resultados: a partir de maio de 2018

Categorias: ACIU

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.