Produzido em Uruguaiana (RS) desde 2019, a marca de doce de leite “Pala do Sul” é bicampeã do concurso de “Doce de Leite”, realizado pela Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios– AGL, ganhando “Medalha de Ouro” nos anos de 2021 e 2022.
A premiação elevou a marca, que passou a ser conhecida em todo estado e em diferentes cidades do Brasil. No final de 2022 o “Pala do Sul” foi escolhido para integrar o Guia de Sabores Únicos do RS, lançado recentemente pelo Sebrae-RS, com as 50 principais empresas do ramo de alimentos e bebidas (A & B) com características originais e diferenciadas. Esse reconhecimento rendeu convite para o empreendedor Arthur Fernando Bordignon Filho contar a história da empresa em evento no Instituto Caldeira, em Porto Alegre (RS), em dezembro do ano passado.
A marca de doce de leite nasceu no final de 2019 e cresceu em plena pandemia. Com produção de dois mil quilos ao ano, produz doce de leite tradicional e gourmet, além da novidade para 2023, que são os produtos personalizados para empresas e eventos. Na entrevista para o site da Aciu, o empreendedor contou a história do doce de leite que conquistou o RS e está se expandindo para outros estados brasileiros.
Bordignon lembra que tudo “começou com o sonho de fazer um doce de leite regional”. Foi então que apostou na ideia inovadora de produzir o doce de leite que, apesar de ser brasileiro, teria que ter o gosto similar ao do argentino e uruguaio, de boa qualidade e saboroso, bastante apreciado pelo povo da fronteira gaúcha e carregado de memórias de quem se criou consumindo o doce de leite dos hermanos do outro lado da ponte.
Após estudar a viabilidade de produzir o sonhado doce, receita e fórmula, resolveu transformar o leite num produto de qualidade e aceitação. O doce, “pensado para os consumidores fronteiriços, teria que ter ótimas características para entrar no mercador uruguaianense”, ressaltou o empreendedor, conhecedor do gosto único do doce de leite de Paso de los Libres (Argentina) e de Bella Unión (Uruguai).
O desenvolvimento do produto foi bem criterioso e contou com o apoio da família que, segundo o empresário, foi de grande importância para o negócio deslanchar. A esposa Cibele, tinha feito o curso Empretec, pelo Sebrae e queria empreender. Ele, tirar o projeto dos doces de leite do papel. Nascia assim a marca, com rótulo e embalagem inspirados na região, na cultura gaúcha, nas terras da fronteira, em Uruguaiana. A palavra “Pala”, forte, curta, remete ao frio do Sul, nos meses de inverno, quando o doce de leite tem o maior consumo.
“Pensamos numa embalagem que vendesse sozinha, diferenciada das demais existentes no mercado”, ressaltou, contando que no lacre do rótulo foi optado por usar a faixa pampa, presente nos palas usados pelos gaúchos, representando a segurança dos povos, a guarda mapuche, da Cordilheira dos Andes. “É exatamente esse símbolo, de segurança, que está no lacre do nosso doce de leite, mostrando que a marca se preocupa com o consumidor”.
Sobre a praticidade da embalagem, o empreendedor disse que a opção foi por um produto que não necessitasse ficar na geladeira e chegasse na caixa, pronto para o comerciante colocá-lo na prateleira, onde tem validade de seis meses.
No final de 2019 o doce de leite Pala do Sul estava pronto para entrar no competitivo mercado, contando com ótima aceitação e reconhecido do produto como local e legítimo da fronteira, quando se deparou com um evento inusitado: a pandemia do covid-19 no Brasil. Bordignon lembra que toda a empolgação para o início de 2020 foi afetada com o cenário de incertezas. Neste período a marca enfrentou problemas com fornecedores de embalagens, caixas, vidros e toda a matéria-prima para produção, assim como transporte.
Somente em julho de 2021, quando a Associação Gaúcha de Laticínios – AGL lançou o “1º Concurso Gaúcho de Doce de Leite” e o Pala do Sul ganhou a “Medalha de Ouro”, a marca ficou conhecida e cresceu bastante. “Foi uma vitória muito grande, talvez uma das maiores da minha vida até aquele momento”, assegurou o empresário.
Empresas de fora de Uruguaiana começaram a enxergar o “Pala do Sul”, acreditando no produto de qualidade, com entrega, transporte e cobrança funcionando em harmonia. Segundo Bordignon, levar o nome de Uruguaiana para fora da região, no seu doce de leite, foi muito significante. “Eu, como uruguaianense, sempre prezei os produtos daqui e uma das coisas que fiz questão no rótulo foi constar o nome de Uruguaiana em destaque no produto”.
Em 2021 o Pala do Sul lançou dois produtos da linha gourmet, além do tradicional já produzido desde 2019. O primeiro doce de leite refinado da marca foi feito com nibs de cacau, que é a semente moída, triturada e seca, com sabor intenso de chocolate amargo. “O nibs misturado ao doce de leite criou um produto equilibrado, fino e agradável ao paladar”, conta.
Já o segundo produto gourmet foi o doce de leite com flor de sal (a parte mais nobre do sal marinho) das salinas do Rio Grande do Norte. Segundo o empreendedor, a flor de sal combinada com o doce de leite deu um choque entre os componentes opostos, originando um produto muito bom, com bastante aceitação. “Existe uma grande grupo de pessoas são apaixonadas pelo doce com o salgado.
É um produto que vende muito bem, junto com o nibs, atinge mercados distantes e exigentes. Estamos muito faceiros com esses produtos”, garante o empresário do doce de leite.
Em 2022 a AGL realizou o“2º Concurso Gaúcho de Doce de Leite” e o Pala do Sul mais uma vez obteve a “Medalha de Ouro”, sendo bicampeão estadual. “A premiação nos deu uma alegria muito grande, porque mostra que nossa qualidade segue mantida e nossos clientes estão bem satisfeitos com o serviço que oferecemos com as vendas do Pala”.
A inovação para o ano de 2023 chega com novidades para empresas e eventos. No final do ano passado foi lançado o “Pala Coorporativo”. Trata-se de um produto personalizado, criado para as empresas presentearem clientes, fornecedores e funcionários, com suas logos no rótulo do Pala do Sul. “Já temos vários clientes interessados”, disse, contando que aproveitaram para lançarem o “Palinha Eventos”, que é um docinho pequeno, de 50 gramas, também personalizados e pode ser um diferencial em batizados, aniversários e lembranças de nascimento.
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Redação: Giovana Petrocele /Ascom ACIU
Fotos: Pala do Sul