A produção de morangos “Bella Vida”, na Chácara do Sol, está fazendo sucesso em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (RS). No município, conhecido pela plantação de arroz, cultivar morangos é uma ideia desafiadora, trazida pela empreendedora Denise Quevedo. Na estufa são cultivados morangos da espécie San Andreas, plantas oriundas do Chile.
A partir da primeira colheita, realizada em 25 de agosto deste ano, a empresa passou a ofertar para a comunidade, morangos diferenciados, saborosos, saudáveis e livres de agrotóxicos. “Colhemos morangos bem graúdos, de 86 gramas e agora já estamos na florada final, ou seja, no fim do ciclo da flor e alguns morangos já estão bem maduros”, conta Denise, revelando que em apenas uma semana foram produzidos cerca de 100 quilos.
Atualmente a empresa comercializa bandejas a partir de 500 gramas, com morangos frescos ou congelados, além da sua polpa, com entregas realizadas nas terças e sextas-feiras. No entanto, a empreendedora tem muitos planos para 2023, entre eles, aumentar o número de estufas e implantar um sistema de vendas que aproxime o cliente do produto, para trazer o consumidor às instalações da empresa, de modo que ele possa conhecer o processo de cultivo do morango e as plantas de perto. “A ideia é fazer a venda direta na Bella Vida, mas existe um receio das pessoas chegarem ao local, pelo afastamento do centro da cidade. Lamentável, porque é um lugar tranquilo. Esperamos reverter isso”.
Para levar o freguês até o empreendimento, Denise quer inovar com o “Colhe e leve”, que proporcionará ao consumidor a experiência de colher morango direto da planta, dentro da estufa e montar sua própria bandeja, cuja embalagem é feita de matéria-prima certificada, pela empresa Klabin, de São Paulo.
Apaixonada pelo que faz, a empresária dos morangos diz que às vezes o dia começa às 3h da madrugada e, em época de colheita, às 5h da manhã. “Nosso negócio é bem familiar e conta com a ajuda de mulheres da comunidade, que são devidamente remuneradas”. Feliz, mencionou que uma das funcionárias, pela primeira vez, teve sua Carteira de Trabalho assinada.
A assessoria agronômica é da empresa Ouro Agro, de Ijuí, especializada no cultivo de morangos. Também é responsável pela construção da estufa de 180 metros quadrados, feita em maio deste ano, com capacidade para cinco mil plantas.
De acordo com o agrônomo Miguel Fracaro, da Ouro Agro, o plantio dos morangos da espécie San Andreas é sempre feito em fevereiro, março, abril ou junho, explicando que a plantação da Bella Vida foi realizada no último mês de junho deste ano. “São plantas de dias neutros, então irão produzir o ano todo, algumas épocas mais e outras menos, com o pico de produção de agosto a dezembro”, salientando que a produção acontece o ano todo, numa quantidade reduzida. Os frutos da espécie são firmes, saborosos e de ótima coloração.
Fracaro expôs que o cultivo é feito em sistema semi-hidropônico, com bancadas suspensas e plantio em slabs, com três a quatro irrigações de água e fertilizantes por dia, sem o uso de agrotóxicos. “Também fazemos o uso de produtos de pulverização biológica, porque são produtos sem carência, que não prejudicam quem planta, nem quem consome”, assegurou.
O agrônomo Miguel Fracaro, da Ouro Agro e Denise Quevedo
Segundo Denise “as cinco mil plantas estarão produzindo morangos durante três anos seguidos, anualmente cerca de um quilo e oitocentos cada pé”. Lembrando que o primeiro ano de produção vai de junho de 2022 até junho de 2023, o segundo ano a junho de 2024, e o terceiro, até junho de 2025, quando deverá ser feita uma poda radical, cortando tudo, removendo e colocando novas mudas.
Produzir e ofertar morangos frescos, saborosos e de qualidade foi a motivação da professora Denise, ao decidir investir na plantação, numa região onde não é comum sua cultura. Professora de História, mestre em Geografia, com especialidades em Análise Ambiental e Territorial, disse que tem forte ligação com a terra, com o meio ambiente e a natureza, o que ajudou a apontar o caminho para empreender em cultivo, mesmo antes de saber o que plantar.
A ideia de cultivar e empreender num negócio rentável e prazeroso surgiu no início de 2022, pensando no futuro e na síndrome do “ninho vazio”, com a possibilidade futura da filha única, Isabella, de 17 anos, morar em outra cidade para estudar.
Foi também de Isabella que venho a inspiração e a certeza de que o cultivo seria de morangos, quando escutou a filha, consumidora assídua de morangos, falar sobre a dificuldade de encontrar “um morango legal na cidade”. A partir de então, começou uma maratona de investigação sobre o cultivo e possibilidade da plantação no solo e no clima de Uruguaiana, com seus contrastes de temperatura, muito altas no verão e baixas demais no inverno.
Após estudar, se capacitar, investigar, viajar, conhecer produções de morango do Rio Grande do Sul e de outros estados, conversar com pessoas que cultivam morangos, Denise começou a busca por um lugar para estruturar o negócio, com estufa, armazenamento e escritório. Depois fez contato com a Emater, que indicou empresas de confiança para assessorar a produção. “Em março, depois de investigar muitos lugares, encontramos o lugar ideal, que lembrasse uma chácara, e começamos a limpar e organizar. Não queríamos um contêiner, nem um pátio de cidade, porque eu queria um negócio mais rural”.
Mais que uma marca e um comércio, a Bella Vida tem um propósito. O nome foi em homenagem à filha Isabella: “Ela nos trouxe vida e com os morangos, geramos e levamos vida”, declara Denise.
O lugar é notável. Tem certa harmonia no ar, que vem atraindo as pessoas a visitarem o local e ficarem um tempo por lá. “Não projetamos o negócio para receber e sim para fazer as vendas e as entregas de morangos. Mas os clientes estão vindo, estacionam seus carros e ficam ali, em contato com a natureza”, disse, pensando que essa questão deve ser revista e, quem sabe, no futuro, fique mais adequada para acolher quem deseja passar algumas horas na chácara.
Interessada no equilíbrio ambiental, Denise cuida bem das abelhinhas da espécie jataí, as quais têm um lugar especial na produção de morangos: “elas auxiliam na polinização”. Para abrigar as colméias, construiu um pequeno apiário ao lado da plantação. E, com a vontade de criar um ambiente cada vez mais saudável e harmonioso, enfeita com flores e pedras o lugar. No fundo do terreno, com o altar natural no tronco de uma árvore, a imagem de “Nossa Senhora da Conceição” protege a Bella Vida.
Poucas pessoas sabem, mas o morango não é uma fruta e sim uma pseudofruta. Da família das rosáceas, o morangueiro é uma hortaliça, assim como o alface.
A polpa do morango, que concentra a parte macia e saborosa, é uma parte da flor que foi desenvolvida e as frutas do morangueiro são os pequenos pontos amarelos ou pretos, que possuem uma única semente que podemos observar do lado de fora.
Além de ser gostoso e fonte de vitamina C, Denise informa que ele traz muitos benefícios à saúde, como: redução dos sintomas de inflamação, auxilia na perda de peso, controla a diabetes, favorece as funções do cérebro, fortalece a imunidade, rico em vitaminas, diminui a pressão arterial, combate a degradação da pele, melhora a visão e previne doenças do coração.
A Bella Vida Morangos fica localizada na rua Pedro Teixeira, 1450, Chácara do Sol, em Uruguaiana, região Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. No instagram @bellavida_morangos. Contato (55) 99930-2023.
Redação/Fotos: Giovana Petrocele