Poços artesianos apontam alternativa para a estiagem na fronteira

A Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana (ADU) preocupada com as constantes estiagens na região está alinhando um projeto que prevê a abertura de poços artesianos para amenizar os problemas dos longos períodos sem chuva. O projeto acatado pelo “Consórcio do Pampa Gaúcho”, abrangerá 18 municípios do Rio Grande do Sul. Em Uruguaiana contará com parceria da Prefeitura Municipal, Emater e produtores rurais.

Após ser apresentado ao prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, o projeto foi levado à reunião do “Consórcio do Pampa Gaúcho”, realizada no mês de abril em Uruguaiana, sendo aprovado pelos demais prefeitos presentes.  “A finalidade, com a abertura dos poços, é de fazer frente a fatores como, por exemplo, a ocorrência do fenômeno La Niña”, salienta.

Menezes salienta que “a água proveniente dos poços artesianos terá a finalidade de abastecer a família do produtor rural em seus múltiplos usos, como matar a sede dos animais e irrigar áreas de forrageiras, as quais servirão como sustentáculo alimentar dos rebanhos nos período de estiagem”.

Conforme Menezes, a abertura de poços artesianos será melhor que a de pequenos açudes, pois estes também secam no período de estiagem prolongada.

 

A abertura dos poços

 

Menezes disse que a abertura dos poços artesianos nos municípios que integram o “Consórcio do Pampa Gaúcho” deverá ser através de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, que possui perfuratrizes Rotopneumáticas com alta capacidade na perfuração. Informou ainda, que a Emater, entidade conhecedora da realidade rural, elaborou uma listagem com a demanda dos produtores.

Segundo Menezes, “os produtores beneficiados devem estar de acordo com a finalidade do projeto, o qual prevê a irrigação de pastagens e que, por esse motivo, implica na instalação de equipamentos de irrigação”. “Somente assim, com um programa integrado entre prefeitura, produtores rurais, ADU e Emater, é que poderemos vencer a estiagem e aumentar a produção e a produtividade em nosso município”, finalizou Menezes.

 

Redação: Giovana Petrocele

Fotos: Divulgação

Categorias: Notícias em geral

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.