Pedro Gabril falou sobre a implantação de um “Observatório Social” em Uruguaiana

Na noite de segunda-feira (06/03), o auditório do Senac de Uruguaiana foi cenário da palestra “Observatório Social (OS)”. O objetivo foi debater a ideia de implantar uma unidade no município. Na ocasião, atividades, estrutura e metodologias de trabalho foram apresentadas para um público formado por representantes de instituições e sindicatos promotores do evento, políticos, estudantes e pessoas interessadas no tema.

Pedro Gabril Kenne da Silva, vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), ministrou a palestra.  Ele abordou o trabalho de controle social da gestão pública desenvolvido pelos Observatórios Sociais, que são organizações instituídas e mantidas pela Sociedade Civil, as quais promovem a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal, propondo aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social.

O palestrante também explanou sobre todos os passos necessários para o estabelecimento de um Observatório Social numa cidade, como organização, estrutura, sede, diretoria e equipe de voluntários. Conforme Pedro Gabril, atualmente o Brasil conta com 120 Observatórios Sociais distribuídos em 19 estados, além de três outros que estão em articulação, o que demonstra que desenvolve um trabalho sério e com credibilidade, reduzindo gastos nos municípios. Além de controlar e fiscalizar a gestão publica, mobiliza uma comunidade para participar da política social.  Pedro Gabril afirma que somente através da participação cidadã haverá o controle dos gastos públicos, com a comunidade literalmente “de olho” nos processos da administração pública. É importante ressaltar que o Observatório Social não denunciará fraudes e sim trabalhará para que as mesmas não ocorram.

Após este primeiro momento, de sensibilização, começa o movimento para a implantação do Observatório Social de Uruguaiana, com entidades as interessadas em participar.

Redação/Fotos: Giovana Petrocele

 

Categorias: ACIU

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.