Liga de Feminina de Combate ao Câncer apoia Novembro Azul

A Liga Feminina de Combate ao Câncer, parceira da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – Aciu, após ter participado ativamente do “Outubro Rosa”, está apoiando a campanha “Novembro Azul”, com atendimentos gratuitos na sede da entidade.

Bárbara Galarça, presidente da Liga, informou que os atendimentos estão sendo realizados em parceria com o médico Gérson Jochelavicius e o Laboratório Hemoanálise. Na segunda-feira (20/11) já foram realizados atendimentos. Os próximos serão na quinta-feira (23/11), das 8h às 10h. Após, todos serão encaminhados para fazerem o exame de PSA no laboratório apoiador da campanha.

Outubro Rosa

Em parceria com o médico Eduardo Costa e Maximagem, a Liga realizou o atendimento de 48 mulheres na campanha “Outubro Rosa”, as quais foram encaminhadas para realização de exames. “Não atendemos mais em função da pouca procura pela população”, declarou Bárbara, aproveitando para chamar a atenção para o trabalho de conscientização da entidade, que é constante em relação a prevenção do câncer. “Nosso cronograma foi intenso, com divulgação e distribuição de folders em pedágios e corridas com a participação da Liga Jovem”, disse.

A mais jovem Liga do RS

Há um ano na presidência da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Bárbara Galarça conta que assumiu a entidade com a responsabilidade de um recomeço. “Não é fácil ressurgir, não é fácil solicitar ajuda, não é fácil transformar o coração das pessoas. Mas acreditamos que o trabalho feito com dedicação sempre dá certo. Sabemos que cada diretoria empossada faz o trabalho da sua maneira. E nós, como a diretoria mais jovem do Rio Grande do Sul, sentimos certa limitação justamente por este motivo, mas fomos em busca de credibilidade. Fomos indo devagar e conseguimos coisas inacreditáveis em pouco tempo!”, declarou entusiasmada.

Atualmente a Liga Feminina de Combate ao Câncer é integrada por 10 voluntárias que compõem a diretoria e 10 adolescentes que formam  a “Liga Jovem”, criada justamente para transmitir um olhar direcionado ao público infanto-juvenil e, à comunidade em geral, ações e ideias inovadoras para a transformação e conscientização da sociedade quanto a importância da prevenção. Conta também com o atendimento voluntário da nutricionista Alessandra Leonetti, da psicóloga Ana Paula Claus e do médico Eduardo Costa.

Espaço para uma assistência saudável

Segundo a presidente, a instalação da sede da Liga, na rua XV de Novembro, ao lado da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana só foi possível graças ao apoio do presidente da Aciu, Luis Oscar Kessler, sendo mobiliada com a colaboração de voluntários que doaram móveis e computadores para o recebimento de pacientes, ouvi-los, direcioná-los e auxiliá-los, proporcionando toda a assistência possível. “Também buscamos a união das famílias porque acreditamos que quanto mais pessoas do bem trabalharem juntas mais coisas boas acontecerão”.

Conquistas da Liga em 2017

Entre as conquistas da Liga neste ano, Bárbara apontou a disponibilização de uma secretária assistente social pela Prefeitura, para fazer atendimento na sede da entidade. Desta maneira os pacientes podem ser cadastrados, assim como voluntários também podem se cadastrar para auxiliar.

Outra conquista da Liga foi o espaço na Feira da Comunidade, realizada no segundo domingo de cada mês. Os bolos e tortas comercializados tem a renda direcionada para a entidade. O espaço é aproveitado também para  a distribuição de panfletos informativos que auxiliam na prevenção.

Profissionais voluntários

A Liga é atuante com a ajuda de voluntários e, dentro deste contexto, precisa de profissionais que possam disponibilizar um momento do seu dia, uma vez na semana, para ajudar a atender os pacientes cadastrados, como nutricionistas, psicólogos, médicos, advogados, cabeleireiros e maquiadores. “Todo e qualquer profissional é importante para nós, para que possamos fazer uma triagem e montar uma agenda para o paciente oncológico e o carente ter a oportunidade de participar de várias atividades”, disse a presidente, afirmando que o objetivo do trabalho desenvolvido “é doação e caridade, além da capacidade de se colocar no lugar do outro e contar sempre com a ajuda de todos, sejam autoridades ou demais pessoas da comunidade”.

O atendimento com a assistente administrativa é de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Contato para doação e cadastramento: (55)99892252. E-mail: ligafemininauruguaiana@gmail.com

Redação: Giovana Petrocele / Comunicação Aciu

Fotos: Divulgação

Categorias: ACIU

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.