No fim do século XIX, e no alvorecer de um novo século que surgia, Uruguaiana dispunha de um comércio vigoroso e em pleno desenvolvimento. Na segunda década, estava entre as cinco principias economias do Rio Grande do Sul, suas transações comerciais e industriais iam além das linhas da fronteira do nosso pampa, chegando aos grandes centros comerciais do Brasil, América e Europa, exportando e importando produtos de primeira linha.

No princípio da primeira década do século XX, o comércio regular sofria de alguns problemas que diretamente afetavam o seu desenvolvimento. Entre esses estavam: o contrabando intenso que prejudicava o comércio regular, a questão do gado platino e o fisco que muitas vezes usava da violência, desrespeitando os direitos dos comerciantes, entre outros.

Devido a esses fatos e numa iniciativa louvável, os grandes dirigentes comerciais e industriais, do passado, com o intuito de proteger e fortalecer a economia do município tão batida e assolada pelos ventos da politicagem da época decidiram reunir-se no dia 25 de setembro de 1907, nas dependências do Clube Comercial, com a finalidade de tratarem da fundação da “Praça do Comércio de Uruguaiana”.

Aciu – 110 Anos a serviço do comércio

A Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu) completou em 13 de outubro deste ano seus 109 de fundação. Nasceu com o objetivo de fortalecer a economia do município, chamando-se primeiramente “Praça do Comércio de Uruguaiana”. Somente na década de 50 recebeu o nome de “Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana”.

Teve como primeiro presidente Firmo Soares Leãns. Atualmente é presidida por Luis Oscar Kessler.

A Aciu busca fomentar o desenvolvimento de Uruguaiana nos diferentes setores da economia, como indústria, comércio e agronegócio, além de incentivar as potencialidades do município e buscar novas alternativas econômicas para o progresso da cidade.

Através de convênios com outras entidades, com a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), com a presença do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social da Industria (Sesi) e da Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana(ADU), a Aciu impulsiona as atividades empresariais em Uruguaiana. Com a Associação Junior Achievement RS e a ONG Parceiros Voluntários, se fortifica o lado social da instituição. Também possui parceria com a Junta Comercial, Associação das Indústrias do Arroz (Indarroz), Sindicato dos Contabilistas (SindCur) e Associação Uruguaianense de Administradores (Aura).

Fonte/Pesquisa: professor Luciano Dias Desessards